Na última quarta-feira, dia 03 de abril, durante LAAD Security & Defence 2024, o Exército Brasileiro (EB), através da Diretoria de Fabricação (DF), e a Embraer Defesa e Segurança celebraram o contrato de atualização tecnológica dos radares SABER M60, da versão original para a 2.0, dentro do escopo do Programa Estratégico do Exército Defesa Antiaérea (Prg EE DAAe), coordenado pelo Escritório de Projetos do Exército (EPEx).
Tal atividade foi precedida pela contratação de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de um pacote de atualização tecnológica para os sensores do radar com a finalidade de realizar o controle de obsolescência inerente a qualquer equipamento eletrônico.
Com o atual contrato firmado, que tem previsão de sete anos de duração, serão investidos 35 milhões de reais para atualização tecnológica de oito radares dos primeiros lotes recebidos pela Força, abrindo espaço para a negociação da atualização de todos os demais radares da versão original.
A iniciativa surge da urgente necessidade de recuperação de radares atualmente indisponíveis para emprego, devido ao avanço da tecnologia de componentes eletrônicos em relação à época do seu desenvolvimento, impossibilitando a utilização de métodos tradicionais de manutenção. A atualização não apenas equipara suas características às de um sistema novo, mas também proporciona uma série de benefícios adicionais no seu desempenho operacional, além de aumentar significativamente sua vida útil, reduzir seus custos de manutenção, trazendo, como consequência, substancial economia de recursos no ciclo de vida desse material.
O contrato foi assinado pelo general de divisão Tales Eduardo Areco Villela, diretor de Fabricação do Exército, e por Adriano Guimarães, supervisor de contratos da Embraer.
“Esta parceria entre a DF e a empresa Embraer representa um grande estímulo ao capital intelectual nacional e ao desenvolvimento de potencialidades tecnológicas no país. Ao unir esforços com uma empresa renomada, o Exército Brasileiro não apenas moderniza suas capacidades de defesa, mas também fortalece suas relações com a BID”, afirmou o general Tales Villela.
Estiveram presentes na assinatura o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), general de Exército Achilles Furlan Neto; o Comandante Logístico (COLOG), general de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa; o comandante de defesa antiaérea do Exército e gerente Prg EE DAAe, general de brigada Marcos José Martins Coelho; e representantes da Embraer.
Com imagens da Diretoria de Fabricação
Uma resposta
O Sitema de Ciência e Tecnologia por intermédio da Diretoria de Fabricação gerando atualização tecnológica e prontidão operacional para o Exército Brasileiro.
Parabéns a todos.