Durante a LAAD Security & Defence 2024, feira voltada para a Segurança Pública que acontece entre os dias 2 e 4 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, a empresa brasileira Condor Tecnologias Não Letais, líder global neste segmento, vai disponibilizar para os visitantes uma imersão no universo em que atua.
A empresa não apenas irá montar, em parceria com a Smart Power, um stand de tiros onde os visitantes poderão atirar com armas e munições reais de impacto controlado de última geração. Ela vai também apresentar a sua mais recente inovação, desenvolvida em parceria com a FIRJAN, através do Instituto SENAI de Inovação: um simulador de treinamento de tecnologias não letais com realidade virtual.
Mediante agendamento no stand da empresa, serão disponibilizados óculos 3D e joysticks com os quais as pessoas poderão vivenciar, em realidade virtual, cenários de conflitos e aprender a forma correta de usar essas tecnologias. Ao final da experiência, um contador de pontos marcará quantos erros e acertos o atirador teve. Também vai informar a economia de carbono gerada no meio ambiente pelo fato de o treinamento ser virtual, em vez de real.
Fundada em 1985, com fábrica em Nova Iguaçu (RJ), a Condor atua exclusivamente no segmento não letais e exporta para mais de 85 países. Além de investir em pesquisa e tecnologia, é uma propagadora do conceito não letal e da doutrina do uso proporcional da força, tendo editado no Brasil dois importantes livros sobre o tema. Em 2023, foi premiada no 11º Congresso de Não-Letal promovido pelo European Working Group on Non Lethal Weapon (EWGNLW), na Bélgica, pelo estudo apresentado sobre a munição Precision, patenteada nos EUA em 2009 e considerada até hoje a bala de borracha com trajetória mais precisa do mundo.
Entre os produtos que ela levará para a LAAD este ano (todos “Made in Brazil”) estão o Condor Drop (drone que lança cargas não letais, operado por controle remoto); as granadas inteligentes (smartgranades) e com corpo biodegradável (Ecobody); as Eye Cops (câmeras corporais para uso policial); a pistola Defensor 10 mm para munições de borracha para tiros de curta distância, entre outros.
Fonte: Condor Tecnologias Não Letais