Na manhã da última quinta-feira, dia 14 de março, ocorreu a cerimônia de conclusão dos testes de validação do Simulador de Procedimento do Motorista (SPM) da viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 Guarani, nas instalações do SENAI, no Rio de Janeiro (RJ).
O processo de validação, conduzido pela equipe técnica da Diretoria de Fabricação (DF) do Exército Brasileiro (EB), teve a duração de quatro meses, contando com o apoio de usuários de diversas organizações militares, e os resultados obtidos demonstram a fidedignidade do simulador em relação à viatura real, tanto em termos de operação quanto de comportamento dinâmico, por meio do qual o condutor imergirá em cenários virtuais ao conduzir o veículo em questão.
O desenvolvimento é fruto do contrato celebrado entre a DF e o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Automação e Simulação para a obtenção de quatro exemplares desse simulador, que também inclui a elaboração de manuais de operação e manutenção, comissionamento, cursos de operação e manutenção e suporte técnico-logístico.
Segundo o general-de-divisão Tales Eduardo Areco Villela, diretor de Fabricação do Exército, o pacote de dados técnicos do projeto será fornecido integralmente à DF, possibilitando atualizações futuras, ressaltando que a propriedade intelectual (PI) pertencerá ao EB.
A primeira unidade do SPM Guarani encontra-se em fase final de recebimento e, em breve, será entregue para distribuição, contribuindo para o aprimoramento das rotinas de treinamento dos militares da Força Terrestre.
Fonte: Diretoria de Fabricação
Uma resposta
Excelente notícia !!!