De acordo com nota publicada recentemente no Diário Oficial da União, militares do Exército Brasileiro pertencentes aos quadros do Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA) da Aviação do Exército (AvEx) irão avaliar em Milão, na Itália, entre os dias 21 e 29 deste mês, helicópteros de ataque T-129 Mangusta e de transporte AW 149, ambos produzidos pela Agusta Westland.
Essas atividades estão inseridas dentro dos projetos estratégicos do Exército Brasileiro visando colher informações sobre potenciais vetores a serem utilizados como aeronave dedicada de ataque e novos helicópteros de transporte de tropas. Não se trata, ainda, de um processo de aquisição.
A equipe do GEA verificará o atendimento dos Requisitos Operacionais Básicos das aeronaves propostas e emitirá o relatório destes testes ao escalão superior.
A decisão por uma nova fase será do Comando do Exército. Outras aeronaves já foram testadas pelo GEA e outras ainda serão, de acordo com as propostas dos fabricantes e a demanda do Comando do Exército.
No âmbito desse programa estão sendo avaliados os seguintes modelos:
Helicópteros de ataque:
T-129 Mangusta modernizado (Agusta Westland)
Mi-28NE (Russian Helicopters)
AH-1Z Viper (Bell Helicopter)
Helicópteros de transporte:
AW-139 (Agusta Westland)
AW-149 (Agusta Westland)
AW-101 Merlin (Agusta Westland)
UH-1Y Venon (Bell Helicopter)
Ivan Plavetz