A Airbus Defense & Space anunciou, na última segunda-feira (02), que o avião militar de transporte C295 está recebendo novas melhorias, incluindo a habilidade de executar decolagens e aterrissagens de extrema performance e reabastecimento ar-ar de helicópteros e outras aeronaves de baixa velocidade durante missões envolvendo forças especiais.
Durante o Trade Media Briefing (TMB) ocorrido na sede da companhia em Sevilha, Espanha, Miguel Angel Morell, líder de engenharia da Airbus D&S, disse que as novas capacidades de reabastecimento ar-ar e de extrema performance nas decolagens e aterrissagens (XSTOL-‘eXtreme’ Short Take-Off and Landing) serão integradas no C295 ao longo dos próximos meses.
De acordo com Morell, as novas características irão potencializar ações de forças especiais, possibilitando missões taticamente mais agressivas e eficazes.
Conforme o executivo, com relação ao kit do sistema de reabastecimento em voo (AAR conforme sigla em inglês) a Airbus D&S vem refinando a eficiência da configuração hose-and-drogue adaptando o dispositivo Hose Sensor Computer com propósito de simplificar a operação de conexão com a aeronave receptora de combustível.
Basicamente, o Hose Sensor Computer modula as tensões durante o contato entre o probe de reabastecimento da aeronave receptora e o terminal da mangueira de transferência de combustível, evitando desta forma danos nessas duas partes.
Ivan Plavetz