Esquadrão Zeus realiza treinamento no simulador de voo do KC-390

O equipamento inclui operações em condições normais e de emergência, e possui mais de 350 simulações de falhas

Por Agência Força Aérea

O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), o “Esquadrão Zeus”, realizou entre os dias 10 e 16 de outubro, na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), um treinamento prático no simulador de voo do KC-390 Millennium, marcando um passo importante para a operação da aeronave na Força Aérea Brasileira (FAB).

Esse equipamento, com tecnologia de ponta, proporciona uma experiência imersiva, permitindo que os tripulantes melhorem suas habilidades em variadas condições de voo. O simulador, com classificação de nível D, inclui operações em condições normais e de emergência, e possui mais de 350 simulações de falhas. O design otimizado facilita a manutenção e garante um treinamento preciso para os pilotos.

Nesta primeira oportunidade apenas dois pilotos e um mecânico do Esquadrão Zeus participaram do treinamento. A Embraer informou que, além do Brasil, Portugal e Hungria serão os próximos a utilizar este simulador, que se destaca por permitir a execução segura de manobras, procedimentos de emergência e outras situações adversas, reduzindo custos e eliminando riscos. Além de economizar em gastos operacionais, o treinamento em simulador minimiza riscos associados ao treinamento na própria aeronave, uma vez que oferece um ambiente controlado para a prática repetitiva com segurança.

O comandante do Esquadrão Zeus, tenente-coronel aviador Bruno Américo Pereira, enfatizou a importância deste treinamento para a segurança de voo. “O simulador de voo da aeronave KC-390 Millennium é fundamental na formação dos tripulantes, preparando-os para lidar com uma ampla variedade de situações normais, anormais e de emergência, além de contribuir para execução de voos muito mais seguros”, afirmou.

Texto: tenente Valverde /  1º GTT
Fotos: 1º GTT

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *