A Força Aérea Argentina recebeu mais um Hercules

Por Santiago Rivas

A Força Aérea Argentina (FAA) recebeu ontem, dia 06 de junho, na I Brigada Aérea, de El Palomar, uma aeronave Lockheed C-130H Hercules que foi incorporado por meio de arrendamento por onze meses, com opção de compra, para expandir a frota de aeronaves de transporte.

Este Hercules recebeu a matrícula TC-60 (a mesma que foi usada em C-130B no passado). Possuía a matrícula USAF 89-1188, número de série 382-5197,  foi entregue em 1989, tornando-o consideravelmente mais novo do que a frota de Hercules que a força opera hoje na FAA. Até sua dispensa, ele operou com o 96th Airlift Squadron da 934th Airlift Wing, na Minneapolis-St Paul Joint Air Reserve Station, no Estado de Minnesota.

Caso o processo de compra avance (que deverá ser executada em 2024), a aeronave receberá um kit de modernização que, inicialmente, seria instalado no L-100-30 Hercules de matrícula TC-100. Isso porque o L-100-30, devido a sua certificação civil e maior peso (e tamanho maior) possui algumas restrições de operação que o C-130H não possui, o que o torna mais valioso para transporte tático. Atualmente, a força já adquiriu um dos dois grupos de componentes que compõem o kit de modernização e está fechando a compra do segundo, que aguardava a definição sobre a incorporação do C-130H, pois se o kit fosse utilizado na L-100-30 deveria ser modificado.

COMPARTILHE

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *