Por Santiago Rivas
A Força Aérea Argentina (FAA) recebeu ontem, dia 06 de junho, na I Brigada Aérea, de El Palomar, uma aeronave Lockheed C-130H Hercules que foi incorporado por meio de arrendamento por onze meses, com opção de compra, para expandir a frota de aeronaves de transporte.
Este Hercules recebeu a matrícula TC-60 (a mesma que foi usada em C-130B no passado). Possuía a matrícula USAF 89-1188, número de série 382-5197, foi entregue em 1989, tornando-o consideravelmente mais novo do que a frota de Hercules que a força opera hoje na FAA. Até sua dispensa, ele operou com o 96th Airlift Squadron da 934th Airlift Wing, na Minneapolis-St Paul Joint Air Reserve Station, no Estado de Minnesota.
Caso o processo de compra avance (que deverá ser executada em 2024), a aeronave receberá um kit de modernização que, inicialmente, seria instalado no L-100-30 Hercules de matrícula TC-100. Isso porque o L-100-30, devido a sua certificação civil e maior peso (e tamanho maior) possui algumas restrições de operação que o C-130H não possui, o que o torna mais valioso para transporte tático. Atualmente, a força já adquiriu um dos dois grupos de componentes que compõem o kit de modernização e está fechando a compra do segundo, que aguardava a definição sobre a incorporação do C-130H, pois se o kit fosse utilizado na L-100-30 deveria ser modificado.
Respostas de 3
What is the significance of the recent addition of another Hercules aircraft to the Argentine Air Force?
The significance is that they won’t buy the KC390, nothing also…
Bem rodadinho esse Hércules.