O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, se reuniu ontem (18) com o seu homólogo sueco Peter Hultqvist, em Estocolmo, como parte da agenda oficial programada para a visita da presidenta Dilma Rousseff à Suécia e à Finlândia, prevista para terminar amanhã (20). “A reunião amplia horizontes de cooperação para além do que já existe na área da defesa”, afirmou Rebelo, após encontro com Hultqvist.
O ministro destacou as amplas possibilidades de cooperação entre os dois países abertas depois que o governo brasileiro decidiu fechar acordo para a compra dos aviões de combate Gripen NG da SAAB para reequipar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo ele, o projeto FX-2 envolve transferência de tecnologia, política industrial, formação de mão-de-obra especializada, desenvolvimento de ciência e de pesquisas.
A reunião entre os dois ministros da Defesa teve como objetivo intensificar a cooperação Brasil-Suécia, por meio de projetos em novas áreas, como cooperação industrial, troca de experiências em operações de paz e desenvolvimento de software voltado para os projetos do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz).
No primeiro dia da visita oficial à Suécia, o ministro Aldo Rebelo acompanhou Dilma Rousseff e sua comitiva no encontro com o Rei Carlos XVI Gustavo e a Rainha Sílvia, no Palácio Real. Também participou de reunião com empresários brasileiros que possuem negócios na Suécia. O objetivo do encontro empresarial é discutir possibilidades de maior interação entre negócios suecos e brasileiros.
Rebelo também se reuniu com o presidente do Conselho de Administração e com o CEO da SAAB, Peter Vallenberg e Hakan Bushke, respectivamente. Como parte do programa, houve um encontro com 46 engenheiros brasileiros, da EMBRAER e AEL Sistemas. Esses profissionais são os precursores do processo de transferência de tecnologia do Gripen NG para o Brasil. No total, mais de 200 engenheiros serão enviados à Suécia com esse objetivo.
Ivan Plavetz