Por Erich Saumeth (*)
O Exército Nacional da Colômbia (ENC) recebeu seu terceiro lote de viaturas blindadas 4X4 TextronMarine & Land Systems (TM&LS) M1117 AFV, chamados localmente de “Pegaso”, composto por 20 unidades, através dos programas Excess Defense Articles (EDA) e Golden Sentry End-Use Monitoring (EUM), dos Estado Unidos. Os blindados desembarcaram esta semana no porto de Santa Marta, o mesmo dos 66 recebidos entre 2021 e 2022.
Em janeiro de 2021, através do compromisso número 32821, com contratação direta, o comando do ENC assinou o contrato de compra e venda por valores aproximados de 3,9 milhões de dólares. O objeto deste contrato foi o pagamento de um primeiro aditivo para a transferência das primeiras 86 unidades, destinadas ao Exército, que incluem serviços de apoio, aquisição de máquinas, serviços de transporte de cargas e de manutenção, reparo e instalação para o número total de carros incorporados, enquanto a segunda emenda ainda não foi aprovada, para 59 unidades, que completariam os 145 veículos.
Estes M1117 são usados, muitos deles pertencentes ao US Military Police Corps, e o seu estado mecânico atual exigiria investimentos para o pleno funcionamento de um determinado número de unidades, dado que as ofertas através da EDA estão condicionadas à sua venda independentemente do estado em que cada um dos carros se encontre.
O ENC pretende padronizar seus meios blindados, compostos por uma série de modelos 4X4, 6X6 e 8X8, tendo adquirido, até o momento, um total de 214 M1117, dos quais até o momento foram recebidos 86, para um total de 155 de veículos operacionais atualmente (janeiro de 2023).
(*) Erich saumeth Cadavid é analista e pesquisador colombiano em assuntos de defesa, segurança e geopolítica, e colaborador da revista Tecnologia & Defesa na Colômbia.
Respostas de 4
Acho este veículo super interessante, parece ser bem capaz, mesmo rústico realmente ao estilo “veículo militar”.
é uma variação do blindado q a cadillac produziu nos anos 60 ?
Sim
logo vi pelo formato. Por algum motivo esse veiculo e suas variantes são amplamente adotados por paises da america central e caribe