O estaleiro francês DCNS alcançou, no dia 10 de outubro, um acordo com o governo do Egito envolvendo a venda de dos dois Navios de Projeção e Comando (BPC conforme sigla em francês) da classe Mistral, originalmente construídos para a Rússia, para o país árabe. O anúncio foi divulgado pela companhia na última segunda-feira (12) através de nota para a imprensa. A autorização do governo de Paris para a concretização do negócio foi emitida no final de setembro deste ano.
De acordo com a DCNS, os dois navios serão entregues no verão europeu de 2016 após realização de um programa envolvendo treinamento de tripulantes em Saint-Nazaire, na França.
Os navios foram vendidos para a Rússia em 2011 por US$ 1.3 bilhões. Entretanto, as atividades militares russas na Criméia e Ucrânia acabaram por suspender as entregas por força do comprometimento francês com países aliados, notadamente da OTAN. Marcando o fim do impasse, o negócio foi cancelado em agosto e a França devolveu para a Rússia o montante financeiro pago.
Ivan Plavetz