Com a finalidade de adestrar a tropa integrante da Força Planalto, o 22º Batalhão de Infantaria (22º BI), o “Batalhão Tocantins”, realizou um exercício aeromóvel entre os dias 19 e 20 de outubro, que simulou a necessidade do cumprimento da missão de recuperar, com rapidez e surpresa, uma infraestrutura crítica em posse do inimigo, para garantir a progressão de tropas e a utilização do objetivo conquistado em prol da forças aliadas.
As operações aeromóveis são realizadas por forças de helicópteros ou forças-tarefas aeromóveis, visando à execução de operações de combate, de apoio de combate e de apoio logístico, em benefício de determinado elemento da Força Terrestre. Esse tipo de ação é utilizado principalmente quando a situação exige surpresa, flexibilidade, oportunidade e velocidade para vencer rapidamente grandes distâncias e ultrapassar obstáculos no terreno, como é o caso do Rio Tocantins.
O exercício de incursão aeromóvel, denominado “Operação Guará Aéreo”, ocorreu nas imediações do Aeródromo da Associação Tocantinense de Aviação, na localidade de Luzimangues, distrito de Porto Nacional (TO), a cerca de 12 Km do Lago de Palmas. Tropas operacionais foram transportadas do 22º BI até as proximidades do objetivo por meio de aeronaves HA-1 Fennec e HM-4 Jaguar, envolvendo cerca de 300 militares, que obtiveram êxito na conquista e consolidação dos objetivos propostos.
Fonte: 22º Batalhão de Infantaria
Fotos: soldado Luis Felipe / 22º BI
Uma resposta
Apesar dos avanços na modernização das tropas, vemos nesse exercício que ainda temos muito por avançar. Tropa equipada com muito material antiquado.