Guará Aéreo – Infantaria realiza exercício aeromóvel no Planalto Central

Com a finalidade de adestrar a tropa integrante da Força Planalto, o 22º Batalhão de Infantaria (22º BI), o “Batalhão Tocantins”, realizou um exercício aeromóvel entre os dias 19 e 20 de outubro, que simulou a necessidade do cumprimento da missão de recuperar, com rapidez e surpresa, uma infraestrutura crítica em posse do inimigo, para garantir a progressão de tropas e a utilização do objetivo conquistado em prol da forças aliadas.

As operações aeromóveis são realizadas por forças de helicópteros ou forças-tarefas aeromóveis, visando à execução de operações de combate, de apoio de combate e de apoio logístico, em benefício de determinado elemento da Força Terrestre. Esse tipo de ação é utilizado principalmente quando a situação exige surpresa, flexibilidade, oportunidade e velocidade para vencer rapidamente grandes distâncias e ultrapassar obstáculos no terreno, como é o caso do Rio Tocantins.

O exercício de incursão aeromóvel, denominado “Operação Guará Aéreo”, ocorreu nas imediações do Aeródromo da Associação Tocantinense de Aviação, na localidade de Luzimangues, distrito de Porto Nacional (TO), a cerca de 12 Km do Lago de Palmas. Tropas operacionais foram transportadas do 22º BI até as proximidades do objetivo por meio de aeronaves HA-1 Fennec e HM-4 Jaguar, envolvendo cerca de 300 militares, que obtiveram êxito na conquista e consolidação dos objetivos propostos.

Fonte: 22º Batalhão de Infantaria
Fotos: soldado Luis Felipe / 22º BI

COMPARTILHE

Uma resposta

  1. Apesar dos avanços na modernização das tropas, vemos nesse exercício que ainda temos muito por avançar. Tropa equipada com muito material antiquado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *