Atech apresenta soluções de Defesa Naval na Euronaval 2022

A Atech, empresa do Grupo Embraer, estará presente na Euronaval 2022, uma das mais importantes feiras internacionais do setor e exibirá todo seu portfólio de serviços e soluções para defesa e segurança e sua expertise em desenvolvimento e integração de sistemas navais complexos. O evento acontece entre os dias 18 e 21 de outubro deste ano, em Le Bourget, Paris (França).

Com atuação em importantes programas brasileiros de Defesa e com presença no mercado internacional, a empresa oferece soluções inovadoras e personalizadas para aplicação nas áreas de comando e controle, tráfego aéreo, segurança cibernética, sistemas de instrumentação e controle, sistemas embarcados, simuladores e logística.

A Atech desenvolveu um robusto conjunto de tecnologias, com alta capacidade de integração, usabilidade e escalabilidade. Estas soluções, que estão reunidas na família de produtos Arkhe, podem ser aplicadas em diferentes ambientes de defesa, a partir da fase de evolução em que se encontram seus sistemas.

No Brasil, a Atech é reconhecida e certificada como Empresa Estratégica de Defesa pelo Ministério da Defesa e está presente nos principais programas realizados pelas Forças Armadas nas duas últimas décadas.

Por meio de sua atuação em projetos estratégicos da Marinha do Brasil, a Atech adquiriu uma expertise rara de ser encontrada no mercado global de Defesa Naval. Atualmente, a empresa participa de três importantes programas navais brasileiros: o PFCT (Programa Fragatas Classe Tamandaré), o Labgene (Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica) e o H225M/H-XBR (Sistemas para Emprego Naval Embarcados em Helicópteros Multimissão).

Para estes programas, a Atech oferece soluções inovadoras para o desenvolvimento e integração de sistemas navais complexos. Dentre eles, o CMS (Combat Management System) e o IPMS (Integrated Platform Management System), para as Fragatas Classe Tamandaré; o N-TDMS (Naval Tactical Data Management System), para a versão operativa do helicóptero Super Cougar (H225M); e ainda sistemas de instrumentação e controle nuclear para propulsão nuclear, centros de comando e controle para defesa e vigilância fixos (C4I) e móveis (C2).

No Programa Fragata Classe Tamandaré, a Atech atua como membro da SPE (Sociedade de Propósito Específico) “Águas Azuis”, que inclui, também, as empresas thyssenkrupp Marine Systems e Embraer Defesa & Segurança. Este programa prevê a fabricação de navios modernos, de alta complexidade tecnológica e grande poder de combate. Estas embarcações terão como missão salvaguardar os interesses do Brasil e proteger as riquezas da Amazônia Azul – área com mais de 4,5 mil km² de águas sob jurisdição brasileira.

A primeira fragata já está em construção. No contexto do PFCT, a Atech é também a empresa receptora das tecnologias que serão transferidas (ToT) por parceiras internacionais que atuam no desenvolvimento e integração do CMS e do IPMS das fragatas.

No Labgene, a Atech é responsável pelo desenvolvimento de todos os sistemas de monitoramento, controle e proteção do laboratório, pela integração dos sistemas de instrumentação e pelos sistemas auxiliares que vão operar na unidade. A empresa será ainda responsável pelas atividades de treinamento, operação assistida e suporte ao comissionamento da planta do laboratório.

Dentro do programa H225M/H-XBR, criado pelo Ministério de Defesa do Brasil para desenvolvimento de helicópteros multimissão, a Atech é responsável pelos sistemas de comando e controle embarcados na aeronave, incluindo o de armas.

A empresa participa do desenvolvimento do sistema tático de missão da versão operacional naval do H225M/H-XBR: o N-TDMS (sigla em inglês para Sistema de Gerenciamento de Dados Táticos Navais). Por meio da integração de sensores e dos dados de voo, o N-TDMS apresenta ao operador do helicóptero e ao comando militar, em terra, toda a situação tática em torno da aeronave, facilitando a tomada de decisão pela tripulação ou pelo centro de operação.

Ainda no mercado de Defesa, a empresa tem participação em projetos estratégicos na América do Sul, Ásia, Oriente Médio, e no Norte da África, onde instalou recentemente um sistema completo de Vigilância Aérea e Terrestre, que inclui plataformas aéreas, centro de comando e controle fixo (C4I) e móveis (C2).

“A qualidade dos projetos executados pela Atech, adicionada aos constantes investimentos em capacitação, tecnologia e inovação, impulsiona sua presença no mercado global, e reforça a confiabilidade e segurança das soluções desenvolvidas pela empresa”, destaca Edson Carlos Mallaco, presidente da Atech.

Os representantes da Atech e da Embraer, estarão disponíveis na Euronaval 2022, no estande F-67 para discutir as capacidades e soluções da empresa para o segmento naval, assim como os seus desafios atuais e futuros.

Texto: Helen Camargo / Rossi Comunicação

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Por Webinfomil (*) O Exército Equatoriano recebeu suas primeiras unidades das viaturas blindadas Mbombe 6, fabricados pela sul-africana Paramount Group....

Neste domingo, 12 de maio, o 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), o “Regimento Osório”, de Porto Alegre...

Chegou neste sábado, dia 11, ao Rio Grande do Sul, um comboio de veículos do Corpo de Fuzileiros Navais, incluindo...

Muitos estão cobrando mais atitudes das Forças Armadas, mas ignoram o lado humano de seus militares. O desastre ambiental sem...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL