O Centro de Avaliações do Exército (CAEx), o “Campo de Provas da Marambaia/ 1948”, realizou testes de integração e funcionalidade da viatura blindada especial de engenharia (VBE Eng) 6X6 Guarani equipada com os implementos de engenharia da da empresa britânica Pearson Engineering.
Os materiais são acoplados por meio de um sistema modular inteligente, composto por uma interface comum (IC) com um módulo de controle, que permitem o acoplamento, de forma simples e rápida, dos chamados implementos de engenharia.
As atividades foram conduzidas pela Subseção de Testes de Viaturas (SSTVtr), da Divisão de Avaliação de Material (DAM) do CAEx, pela Diretoria de Material de Engenharia (DME) e pela 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (15ª Cia E Cmb Mec), de Palmas (PR) e orgânica da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), a “Brigada Guarani”.
Foram verificadas, também, a pesagem da viatura, o centro de gravidade, as velocidades máxima e mínima, o ciclo de funcionamento, a capacidade de construção e ultrapassagem de trincheiras e de remoção de obstáculos.
Com a emissão do respectivo relatório, o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) estará contribuindo para que a Força Terrestre tenha melhores condições para aprimorar os estudos da doutrina de emprego do material, visando o futuro recebimento e distribuição das viaturas que poderão dotar as unidades de engenharia das Brigadas Mecanizadas.
Com informações imagens do CAEx
Fotos: cap Guerra, ten Bruno Guedes e cb Esquinca
Respostas de 6
Se eu não me engano, notícias sobre o Guarani Engenharia eu li aqui mesmo no T&D ano passado. Bacana ver que está sendo realizado os testes. Bastos sabe informar se ainda faltam muitos testes para o Guarani Engenharia estar 100% operacional?
Welington, foram adquiridos apenas dois kits, com três implementos (sendo um duplo), para avaliação.
Atualmente eles estão em processo de homologação e criação de doutrina, mas já estão operando na 15ª Cia E Cmb Mec.
Após essa fase deverão ser adquiridos e testados os implementos de desminagem.
O objetivo é dotar todas as unidades de engenharia mecanizada com uma seção destes sistemas.
Ah, tá. Entendi. Obrigado pelo retorno Bastos.
uma seção corresponde a quantos veículos?
Parabéns pelas recentes matérias. Muito bom poder acompanhar os projetos nacionais.
Que excelente notícia! Seria ótimo o EB investir em uma família completa de blindados, Paulo Bastos como anda o projeto da viatura morteiro?