Hoje será realizada uma demonstração operacional da Formosa 2015, considerada o maior exercício do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil. O adestramento, que teve início no dia 01 de outubro no Centro de Instrução de Formosa conta com a participação de dois mil militares.
A Operação tem por objetivo aprimorar o treinamento e manter as condições de pronto emprego da Força Naval em situações de emergência, com a utilização de veículos blindados e aeronaves de combate.
No campo de instruções serão utilizados os lançadores múltiplos de foguetes ASTROS CFN 2020 fabricados pela brasileira Avibras. O exercício conta com aviões de combate AF-1 (designação no Brasil do McDonnell Douglas A-4 Skyhawk) do Esquadrão VF-1 da Marinha do Brasil, helicópteros, aeronaves pilotadas remotamente (drones), blindados de transporte de pessoal, incluindo Carros sobre Lagarta Anfíbios (CLAnf), além da simulação de manobras.
Um hospital de campanha faz parte da estrutura de apoio da operação. A unidade é utilizada para atender casos de emergências e procedimentos de descontaminação pelo Sistema de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR).
O exercício vai até o dia 13 de outubro.
Ivan Plavetz