Exposição “Álvaro Alberto: o homem que sabia demais”

Mostra imersiva e interativa conecta biografia, pesquisas de energia nuclear e legado do almirante

A partir do dia 1 de fevereiro, o MAST, Museu de Astronomia e Ciências afins, no Rio de Janeiro (RJ), inaugura a exposição “Álvaro Alberto: O Homem Que Sabia Demais”, onde o público poderá conhecer em detalhes quem foi e qual o legado deixado por este pioneiro e grande entusiasta das pesquisas brasileiras sobre energia nuclear, representante do Brasil na Comissão de Energia Atômica da ONU, fundador do Conselho Nacional de Pesquisas (atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq) e de uma rede de instituições que, até hoje, formula e conduz as políticas de ciência, tecnologia e inovação do país. Esta será a primeira exposição presencial do Mast desde março de 2021, quando as visitações foram interrompidas por conta da pandemia.

Álvaro Alberto da Motta Silva (1889-1976) foi físico, engenheiro químico, professor, articulador político, presidente da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira de Química, além de receber o título de Almirante por suas contribuições com as pesquisas científicas da Marinha. Astuto, habilidoso e criativo, ele abriu caminho para o uso pacífico da energia nuclear e criou o princípio da troca dos minerais raros do subsolo brasileiro por transferência de tecnologia com outros países. Seu legado é tão duradouro que o primeiro submarino nuclear brasileiro, em fase de construção, levará seu nome.

E se a biografia e os feitos de Álvaro Alberto já têm motivos de sobra para atrair o interesse do público, a maneira de contar essa história de forma imersiva e interativa, com direção criativa do estúdio SuperUber, que alia design, arte, arquitetura e tecnologia, levará aos visitantes uma experiência única. A exposição é dividida em três eixos, que abordam Biografia e História, Energia Nuclear e Legado Científico, de forma a apresentar a trajetória de Álvaro Alberto conectada à história da ciência no país.

Na chegada da exposição, que ocupará o segundo andar do prédio sede, uma peça rara: a ultracentrífuga, usada para enriquecimento de urânio. Com duas toneladas e 2,80m de altura, chegou ao Brasil em 1956, após três anos de negociações secretas com o governo da Alemanha em um acordo de cooperação nuclear articulado por Álvaro Aberto. A sala da biografia irá reproduzir um gabinete de trabalho de Álvaro Alberto, com uma mesa digital que mostra seu lado criativo de caricaturista, poeta e pensador.

Em outro ambiente, um passeio no elevador interativo com a “presença” de Álvaro Alberto, que fará às vezes de ascensorista e levará o público a se “elevar” por diferentes espaços, envolvidos nas diferentes disciplinas e instituições da rede científica que o almirante ajudou a criar ou gerir: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA); Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); e Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Por último o visitante explora a maquete do submarino Álvaro Alberto, o primeiro com propulsão nuclear feito no país, que passará a integrar a Força Naval Brasileira e tem previsão de lançamento em 2034, seguida de uma sala imersiva e interativa sobre o universo da Marinha.

Em cartaz até o dia 1 de julho, a exposição , que tem patrocínio da Eletrobras,  conduzirá os visitantes por uma jornada pela Ciência, apresentando os fatos e personagens que lançaram as bases da pesquisa e desenvolvimento científicos no Brasil e fizeram a diferença para o desenvolvimento do país. “Esta exposição apresenta para as novas gerações a versatilidade e coerência de um defensor do desenvolvimento científico e tecnológico, e inspirador de um Brasil próspero. Ela apresenta para as novas gerações um legado que nos ensina, até hoje, a importância de investir no potencial humano”, diz Liana Brazil, diretora criativa da exposição, junto com o curador Marcello Dantas, e co-fundadora da SuperUber.

O estúdio experimental SuperUber foi fundado em 2002 por Liana Brazil e Russ Rive. A equipe multidisciplinar de designers, arquitetos, programadores, redatores e produtores desenvolvem experiências interativas multimídia. Ao longo de 18 anos, são mais de 200 projetos para museus e exposições ao redor do mundo, desde a conceituação até a instalação final. Participaram da criação de museus como o Frost Science Museum (Miami), London Design Museum, Museu do Amanhã (Rio), Museu da Língua Portuguesa (São Paulo), e eventos como a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

ÁLVARO ALBERTO: O HOMEM QUE SABIA DEMAIS

  • Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST);
  • Endereço: Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão – Rio de Janeiro (RJ);
  • Site: www.mast.br

Fonte: SuperUber

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A Força Aérea Brasileira definiu com a Embraer a modernização de 68 exemplares do A-29A/B Super Tucano, concretizando um estudo...

Criada em 2001 como resultado da fusão de várias empresas europeias a partir da segunda metade dos anos 1990, a...

COP Internacional e Enforce Tac acontecem simultaneamente no mês de outubro, emSão Paulo. Após acumular mais de 22 mil participantes...

Programa abrange a colaboração em vários setores e inclui o lançamento oficial de um grande projeto de segurança pública na...

Comentários

Uma resposta

  1. Bom dia!
    Uma bela iniciativa para levar as pessoas comuns bem como aqueles com certo conhecimento sobre a vida desse cientista.
    É um excelente meio de fazer o público entender onde a pesquisa pode levar um país.Também fazer a população ter conhecimento sobre defesa e soberania.
    Que o dinheiro dos seus impostos gerou frutos mesmo que tardios.
    Tomara que venham novas exposições ligadas a defesa e tecnologia.
    Abraço a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL