SAAB modernizará Gripens da República Tcheca

Além de modificações no hardware, os Gripen C/D da República Tcheca receberão um novo software de missão. (Imagem: Divulgação)
Além de modificações no hardware, os Gripen C/D da República Tcheca receberão um novo software de missão. (Imagem: Divulgação)

A SAAB foi contemplada com um contrato de US$ 76 milhões intermediado pela Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV), correspondente a serviços de suporte e modernização de 14 aviões de combate Gripen C/D operados pela Força Aérea da República Tcheca.

De acordo com a empresa sueca, o negócio inclui modificações no hardware das aeronaves e modernização das funcionalidades de sistemas que proporcionara um contínuo aumento de capacidades. Os trabalhos para desenvolver e adaptar o novo software de missão, de acordo com os requisitos do usuário, será iniciado imediatamente. Esse programa deverá ser implementado dentro do prazo de um ano.

O governo de Praga assinou o contrato de leasing envolvendo uma frota de doze Gripen C (um assento) e dois Gripen D (dois assentos). Essas aeronaves começaram a operar a partir de 2005. Em maio deste ano, o acordo foi renovado por mais 12 anos, estendendo o serviço ativo desses aviões na Força Aérea da República Tcheca até 2027.

 

Ivan Plavetz

COMPARTILHE