No dia 27 de outubro, a empresa Ares Aeroespacial e Defesa realizou a entrega de 44 aparelhos de pontaria SPOTIM M2A1 ao Arsenal de Guerra do Rio (AGR), para serem instalados nos morteiros médios Mrt Me A Cg 81mm AGR, produzidos por esta organização militar, subordinada à Diretoria de Fabricação (DF). Essa entrega finaliza um lote de 99 unidades e a empresa já se prepara para produzir o próximo.
De acordo com a gerente de Projetos da Ares e responsável pela linha dos ópticos, Daenny Telles do Nascimento, a parceria surgiu da necessidade do Exército Brasileiro em adquirir esses aparelhos de pontaria, que eram comprados no exterior. “Hoje temos orgulho em fornecer para as Forças o nosso produto, que inclusive contou com avanços tecnológicos para se tornar mais leve com a fabricação em alumínio e de fácil manuseio”, disse Daenny. Ainda segundo a gerente, existe uma expectativa de vender 670 unidades do produto nos próximos cinco anos. “Já entregamos mais de 175 unidades e atualmente trabalhamos em uma nova demanda de 101 unidades. As expectativas são muito boas, já que é uma necessidade do Exército e estamos prontos para atender”, completou.
Desenvolvido em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), O aparelho de pontaria SPOTIM (Sistema de Pontaria para Tiro Indireto de Morteiros) é um equipamento óptico empregado nos morteiros produzidos pelo AGR para permitir uma maior precisão de pontaria.
A versão M2A1 é um aprimoramento do sistema projetado inicialmente para o morteiro pesado, de 120 mm, raiado, do AGR (Mrt P A Cg 120mm AGR M2 AR), que teve seu contrato para desenvolvimento assinado em 2011, o lote piloto entregue no ano seguinte e que entrou em produção em 2013.
Respostas de 3
Excelente, quanto mais produtos nacionais conseguirmos desenvolver e utilizar, melhor para o país.
Bastos o Exército brasileiro tem algum projeto para fabricação de um novo morteiro 60mm para substituir os antigos igual esta fazendo com o 81mm??
Sim, o CTEx projetou um Morteiro Leve Antecarga de 60 mm que, em breve, começará a ser entregue pelo AGR.
Em breve teremos uma matéria sobre este equipamento.