O Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS), localizado no Centro Histórico de Porto Alegre (RS), foi reinaugurado hoje, dia 7 de julho, depois de 14 meses em obras.
A solenidade, com limitação de público e todos os protocolos de segurança sanitária, contou com as presenças do comandante do Exército Brasileiro (EB), general-de-exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e do comandante Militar do Sul (CMS), general-de-exército Valério Stumpf Trindade.
Com o fechamento das portas devido à pandemia de Covid, o CMS iniciou em maio de 2020 a revitalização completa do Museu, cujos trabalhos contemplaram a troca do telhado, pintura do piso e das paredes internas e externas, restauração de itens do acervo, modernização e abertura de novos ambientes como o Espaço Educativo para crianças e a inclusão de peças históricas como o Renault FT-17, primeiro blindado adquirido pelo EB, há 100 anos.
Para facilitar a visitação e torná-la mais atrativa, o Museu conta agora com um sistema de interatividade em que, por meio de painéis e vídeos, o público pode ter acesso às informações do acervo e dos principais fatos históricos ocorridos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, área de abrangência do CMS.
O prédio que abriga o Museu do CMS foi construído em 1867 e sediou o Arsenal de Guerra da Província, instituição que supriu o EB durante a Campanha da Tríplice Aliança. Já o Museu foi aberto em 24 de maio de 1999. Seu acervo é composto por seis mil peças como viaturas, armamentos e uniformes, utilizadas desde o período colonial, durante a ocupação do território sul brasileiro, até os dias atuais.
Fonte: Seção de Comunicação Social do CMS