No dia de hoje, 15 de novembro, o Navio-Escola (NE) Brasil (U-27), e os navios patrulha USS Zephyr (PC-8) e USCGC Charles Sexton (WPC-1108), da Marinha e da Guarda-Costeira dos Estados Unidos, respectivamente, homenagearam os tripulantes mortos, dentre eles dois oficiais brasileiros, no naufrágio do submarino norte-americano R-12, ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial, ao largo de Key West, na Flórida. Contando com uma representação de Guardas-Marinha e da tripulação, a homenagem consistiu no lançamento de flores ao mar a partir do Navio brasileiro.
A homenagem ocorreu após o Brasil, que realiza XXXIV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), ter conduzido, em 28 de outubro, em águas internacionais do Caribe, exercícios com o contratorpedeiro USS William P.Lawrence, também daquela Marinha amiga.
A VIGM, como etapa final da formação dos Oficiais egressos da Escola Naval, tem entre seus propósitos estreitar os laços com as nações amigas e familiarizar os Guardas-Marinha com as atividades associadas às diplomacias naval e de defesa, em apoio à política externa brasileira. Os próximos portos do Brasil serão Galveston, nos EUA, e Santo Domingo, na República Dominicana.
O USS R-12 era um submarino da classe Romeo, utilizado à época para treinamento das tripulações de submarinos de combate. O navio naufragou em 12 de junho de 1943. Entre os mortos estavam os capitães-tenentes Julio Lima de Moura e Alberto Gonçalves Rosauro de Almeida, da Marinha do Brasil, que se encontravam embarcados, realizando intercâmbio. Em 11 de junho de 1945, os oficiais brasileiros foram condecorados postumamente com a Medalha de Serviços de Guerra.
Desta forma, as Marinhas do Brasil e dos Estados Unidos, prestaram as justas homenagens àqueles que perderam suas vidas no cumprimento do dever.
Com informações e fotos da Marinha do Brasil