6ª Brigada de Infantaria Blindada inicia Projeto Unidades Blindadas

Em 19 de outubro, o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) recebeu militares do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), dando início ao Projeto Unidades Blindadas, cujo objetivo é formar uma Organização Militar (OM) composta por Esquadrões de Carros de Combate, orgânicos dos Regimentos de Carros de Combate (RCC), e por Companhias de Fuzileiros Blindadas, dos Batalhões de Infantaria Blindados (BIB), formando Forças-Tarefas Subunidades (FT SU) no âmbito da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld).

A regulação do projeto prevê 6 fases, com início imediato, por meio de um estudo de situação e preparação das OM. Na sequência, serão realizados intercâmbios e exercícios no terreno de Pelotões de Carros de Combate e de Fuzileiros, intercâmbio nível SU e integração do Estado-maior das OM. O projeto culminará, no ano de 2022, com o término do ciclo de prontidão do Comando de Operações Terrestres para o 1º RCC, já com a FT formada, sob responsabilidade da 6ª Bda Inf Bld.

Durante o processo, serão levantados pontos fortes, óbices, bem como soluções para a formação destas OM, viabilizando a máxima integração de Forças-Tarefas Blindadas.

Fonte: 1º RCC

COMPARTILHE

Respostas de 4

  1. Paulo, isso seria uma nova modalidade de combate a ser empregada pelos RCC ou o fim dos RCB, visto que são eles que fazem esse tipo de operação

  2. Onde fica a 6a Brigada de Infantaria Blindada??? Qual a região ela é subordinada??? Qual Estado???

    Assim também as unidades, 1° RCC e 29° BIB???

    1. Não, as Brigadas Stryker são tropas mecanizadas, e nossa equivalente é são as Brigadas Guarani.
      Basicamente é um aperfeiçoamento da integração operacional entre os RCC, com os carros de Combate Leopard 1A5BR, e os BIB, com as VBTP M113BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *