Entre os dias 14 de setembro e 09 de outubro, o Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul) apoiou o Comando Militar do Oeste (CMO) na Certificação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) como Força de Prontidão (FORPRON) da Força Terrestre.
A Certificação, que é a 2ª fase do Ciclo de Prontidão, abrangeu as três modalidades de simulação (Construtiva, Virtual e Viva), dentro de um mesmo tema tático.
Para o início da Simulação Construtiva, foi realizado nas instalações do CA-Sul, entre os dias 21 e 23 de setembro, o treinamento dos Operadores e Controladores das Unidades que foram empregadas como peças de manobra no Jogo de Guerra.
A Simulação Virtual/Viva foi conduzida em três fases:
1ª Fase – Treinamento Militar à Distância (TMAD): realizado nas Organizações Militares (OM) participantes, entre os dias 14 e 25 de setembro, para revisão de Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) necessários ao exercício e adaptação ao VBS3, software utilizado na simulação virtual, e aos Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET);
2ª Fase – Simulação Virtual: com quatro Subunidades (SU), de forma presencial e sucessivas, empregando o VBS3, nas instalações do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec) entre os dias 21 e 30 de setembro;
3ª Fase – Simulação Viva: entre os dias 04 e 09 de outubro nos municípios de Dourados, Fátima do Sul, Caarapó, Laguna Caarapã e Ponta Porã, todos no Mato Grosso do Sul, exercício no terreno para as SU certificadas, utilizando os DSET e os Observadores e Controladores de Adestramento (OCA) capacitados pelo CA-SUL.
Para a validação da Certificação, o CA-Sul empregou Cadernetas de Certificação contendo as Fichas de Observação (“baremas”), acerca de Trabalho de Comando e Estado-Maior, de trabalho de comando de SU e escalões inferiores e dos objetivos de adestramento para as SU, a fim de balizar a avaliação do exercício.
Fonte: CA-Sul
Respostas de 3
Sou suspeito pra falar do Cascavel viu, curto esse bichão desde pequeno e por isso defendo um Guarani 6×6 com uma bela e atualizada torre para substituí lo .
Também gosto dele, falta só uma boa modernização para ele dar um bom caldo.
Parabéns ao nosso Exército, isso é demonstração de muita determinação, operar sob calor intenso e umidade baixa é realmente para poucos.