Sob coordenação do Comando da 2ª Divisão da Esquadra (ComDiv-2), está sendo realizado, pela primeira vez, um Adestramento Conjunto de Emprego de Helicópteros das três Forças Armadas, a partir do Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) A140 Atlântico. O objetivo é prover a qualificação de equipagens do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) em pousos e decolagens a bordo de navios da Marinha do Brasil (MB).
A primeira fase da operação teve início no dia 22 de setembro, com a realização de seminários e adestramentos necessários à qualificação dos pilotos do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), do EB, e do 3º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (3º/8º GAv), da FAB, na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no Rio de Janeiro. A segunda fase iniciou em 5 de outubro e terminou ontem, dia 9, com a realização de adestramentos de qualificação e de manutenção operacional dos pilotos das Forças Singulares a bordo do PHM Atlântico, fundeado na Baía de Sepetiba (RJ).
O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, acompanhou, no dia 9, as atividades do adestramento, a partir do PHM Atlântico. A bordo de uma aeronave UH-15 Pegasus, da MB, o Ministro assistiu às ações do Adestramento Conjunto de Emprego de Helicópteros na Infiltração de Forças de Operações Especiais.
Paralelamente, estão sendo realizadas operações conjuntas de infiltração e retirada (terrestres e aquáticas) de Forças de Operações Especiais por helicópteros da MB, do EB e da FAB, partindo do PHM Atlântico, sob coordenação do Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp).
Nesta operação, que representa um marco de interoperabilidade das Forças Armadas brasileiras, são empregadas duas aeronaves UH-15 Pegasus da MB (N-7106 e N-7107), pertencentes ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), uma aeronave HM-4 jaguar do EB (EB 5002) e uma aeronave H-36 Caracal da FAB (FAB 8516), todos do modelo Airbus/Helibras H225M, adquiridos no âmbito do Programa H-XBR.
Fonte: Marinha do Brasil