A Advanced Crew and Ship Management (ACSM), operadora global de serviços marítimos, pesquisa e ROV (Remotely Operated underwater Vehicle), escolheu o veículo robótico elétrico Panther XT, da Saab Seaeye, para inspeção de dutos no Golfo do México.
Em menos de 10 meses de duração do projeto, o Panther inspecionou 261 dutos, totalizando 2.340 km em quatro campos no Golfo do México, em profundidades que variam de 15 a 130 metros.
A ACSM escolheu o veículo elétrico da Saab Seaeye por causa da sua capacidade de realizar todo o escopo de trabalho necessário com uma economia considerável. Esta vantagem vem dos 700 kg do sistema Panther, mais compacto que seus equivalentes hidráulicos.
Já o sucesso comprovado do Panther com 1000 m de classificação é devido a sua arquitetura de design, que pode acomodar uma ampla gama de ferramentas com uma simplicidade de ‘ligar e usar’ que facilita operação para a troca, manutenção e reparo de sistemas.
Além disso, a potente força do propulsor suporta a grande variedade de equipamentos necessários para um trabalho de pesquisa completo, fornecendo a estabilidade e agilidade necessárias para continuar trabalhando mesmo em correntes fortes, quando outros veículos são retirados do serviço ativo.
Acusticamente mais silencioso do que outros veículos hidráulicos, o Panther ainda fornece dados de sonar multifeixe mais precisos.
“O veículo provou ser muito confiável com o mínimo de tempo de inatividade durante todo o período de trabalho”, afirma a ACSM.
O Panther XT, da ACSM, é equipado com uma câmera Kongsberg HDTV, Norbit Dual Head MBES, ROVINS INS, sonar Tritech Super SeaKing e Blueview multifeixe, Teledyne Navigator DVL, sistema de rastreamento de tubos TSS 440, CTD, Laser Line, CP e manipuladores de cinco funções e booms.
Fonte: Saab do Brasil