FAB inaugura nova estação de radar

Foi inaugurado na manhã de hoje, na cidade de Corumbá (MS), uma estação radar para reforçar o sistema de monitoramento e controle de tráfego aéreo na região da fronteira Brasil/Bolívia. O foco é a melhoria da cobertura em baixas altitudes da presença de aeronaves não autorizadas. O evento contou com diversas autoridades civis e militares, dentre elas o presidente da república Jair Messias Bolsonaro.

A inserção dessa nova estação proporcionará uma complementação na cobertura da região, que faz parte da fronteira oeste do Brasil, hoje coberta por radares de vigilância de rota, não abrangendo toda a extensão do território.

O novo radar primário LP23SST-NG e secundário RSM970S podem atuar tanto para garantir a segurança operacional das aeronaves que voam regularmente na região, como atuar na detecção de voos ilícitos.

O radar LP23SST-NG, de função militar, faz parte de uma nova geração de radares primários de longo alcance, podendo chegar a mais de 400 km. É equipado com capacidade de altimetria que permite a identificação tridimensional precisa dos alvos, além de funções de contramedidas eletrônicas que protegem os radares de interferências eletromagnéticas intencionais ou não. Os radares ainda permitem a detecção de aeronaves com velocidades baixas ou nulas, como os helicópteros, ou com velocidade e capacidade de manobra elevadas, como os aviões de caça.

O acordo entre a Força Aérea Brasileira (FAB), e a empresa Omnisys, subsidiária do Grupo Thales no Brasil, foi firmado em 2018 e prevê a instalação de sistemas de vigilância nas cidades de Porto Murtinho (MS) e Ponta Porã (MS). O acordo de cooperação contou com repasse de R$ 140 milhões do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a FAB.

De acordo com a FAB, os locais foram escolhidos devido ao número de aeronaves observadas entrando no país de maneira irregular pela região e pelas eventuais falhas na cobertura de radar naquela área do mapa.

O Presidentes Bolsonaro inaugurando a estação de radar (foto PR)

 

Veja Também

Caças FAB interceptam duas aeronaves transportando drogas

FAB intercepta aeronave suspeita nos céus de Mato Grosso

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Em respostas às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, o Exército Brasileiro deu início à Operação Sempre...

O Dr. Felipe Medeiros, gerente de desenvolvimento de Negócios da BAE Systems Brasil, foi nomeado membro associado (“associate fellow”) do...

Com a aquisição, conglomerado dos Emirados Árabes vai se torna um líder global em tecnologias não letais e aumenta suas...

Assim como aconteceu no VBC Cav, o Exército terá a seu dispor um sistema de artilharia considerado o “estado da...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL