Subordinado ao Comando de Operações Aeroespaciais, o COPE foi construído em parceria com a Telebras com o objetivo de operar e monitorar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), cujo uso é dual, ou seja, civil e militar. De um lado, utilizando a banda Ka, possibilita acesso à conexão de banda larga em todos os locais do país. E, a partir da banda X, é possível tramitar informações afetas às áreas de defesa e governamental.
O Comandante da Aeronáutica lembrou que o COPE é fruto da linha diretiva do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). “Hoje é um dia muito especial para o Brasil e para o Comando da Aeronáutica. A inauguração das instalações do COPE representa um marco estratégico em prol da soberania nacional na área espacial. Este Centro traz benefícios diretos e indiretos imensuráveis para toda a sociedade brasileira”, acrescentou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.
O Chefe do COPE, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, ressaltou que o Centro está preparado para operar, não apenas o SGDC, mas todos os outros satélites que deverão ser lançados, decorrentes do PESE. “Hoje, o Centro já funciona de forma integral, 24 horas por dia, operado por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de profissionais da Telebras”, completou o Oficial-General.
O COPE
Construído para servir como centro de controle do SGDC e com a possibilidade de controlar diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita, as instalações do COPE foram projetadas com alto nível de segurança e disponibilidade de rede, tornando-se referência pela complexidade e modernidade.
Provendo serviços com aplicação civil e militar e atuando com plena confiabilidade, o COPE tem capacidade de operação continuada nos mais diversos cenários.
Fonte: CECOMSAER
Fotos: Sargento Bianca Viol; Soldado Thallys Amorim; Soldado Anderson Soares