A Leonardo e o Grupo Thales anunciaram as primeiras campanhas de tiro bem-sucedidas do míssil multifuncional leve (LMM) ‘Martlet‘ disparados do helicóptero AW159 Wildcat produzido pela Leonardo.
Os disparos foram conduzidos pelo Ministério da Defesa do Reino Unido como parte do Programa de Armas Guiadas Anti-Superfície do Futuro (FASGW) e demonstrou a integração do Martlet a plataforma AW159.
Isso representa um marco importante para o programa e permitirá que essa capacidade de ponta entre em serviço com a Marinha Real (Royal Navy) ainda este ano.
Os ensaios de tiro foram realizados de 27 de abril a 21 de maio de 2020 e, apesar da situação atual do COVID-19, a Leonardo e a Thales puderam apoiar o Ministério da Defesa do Reino Unido ao concluir esta atividade crítica.
Todos as equipes envolvidas tiveram que adotar procedimentos rígidos de distanciamento, em alguns casos precisando encontrar novas formas de trabalhar para garantir que os ensaios possam prosseguir.
Esse é um testemunho do profissionalismo dos envolvidos para que esses ensaios fossem concluídos com sucesso em circunstâncias tão desafiadoras e novas.
“Este grande marco demonstra que a combinação dos mísseis Martlet com o AW159 Wildcat é uma solução flexível e ferramenta eficaz para a Marinha Real. No próximo ano, a frota Wildcat embarcará em missões do Carrier Strike Group liderado pelo HMS Queen Elizabeth em sua primeira comissão operacional. Como a única empresa britânica a projetar e fabricar helicópteros, estamos extremamente orgulhosos de equipar as Forças Armadas do Reino Unido com o melhor do mundo” disse Nick Whitney, diretor administrativo da Leonardo Helicopters (Reino Unido).
“O sucesso da campanha de tiro real do Thales LMM Martlet empregando o AW159 Wildcat como plataforma é um marco importante no programa, oferecendo uma mudança significativa nas capacidades do helicóptero. O LMM Martlet garantirá que o Wildcat tenha sempre disponível a melhor capacidade ofensiva da classe para proteger o HMS Queen Elizabeth e seu grupo tarefa durante sua primeira comissão operacional no próximo ano. Como cada plataforma é capaz de transportar até vinte mísseis Martlet, os Wildcats designados no navio-aeródromo se converterão em um impedimento significativo para qualquer pessoa ou nação que deseje interferir nos interesses do Reino Unido”, disse Philip McBride, Gerente Geral para Sistemas Integrados de Proteção do Espaço Aéreo da Thales UK.
Em julho de 2014, a Leonardo assinou um contrato com o Ministério da Defesa do Reino Unido para integrar, testar e instalar o Sistemas de mísseis MBDA Sea Venom (pesados) e Thales LMM (leves) em helicópteros AW159 Wildcat da Royal Navy, no programa denominado Arma Guiada Anti Superfície do Futuro (FASGW).
A parte FASGW (light) do programa reúne o LMM, com seu lançador associado e o laser aéreo/unidade de orientação, integrada com sucesso as telas e sistemas aviônicos instalados no Leonardo AW159 Wildcat.
O LMM fornece uma mudança gradual na capacidade da Marinha Real no ambiente marítimo, o desafio de ser eficaz no enfrentamento de ameaças menores, rápidas e assimétricas, devido à sua alta mobilidade, à sua pequena assinatura térmica e baixo retorno radar e a grande confusão de sinais encontrada sob o fundo, a superfície do mar.
O LMM é capaz de superar essas questões em que os sistemas de orientação eletro-ópticos e de radar tradicionais não fornecem a certeza do impacto necessário.
A bordo da plataforma AW159 Wildcat, o LMM Martlet também pode permitir que os operadores atinjam alvos aéreos, como UAVs e outros helicópteros navais hostis.
Os lançadores são montados no AW159 por meio da nova asa de armas Leonardo, desenvolvida na sede da empresa em Yeovil e testada pela primeira vez no ano passado.
Cada asa de arma será capaz de transportar dez mísseis Martlet ou dois Sea Venom e gera sustentação adicional para o helicóptero no voo para frente, reduzindo demandas de tração no rotor principal.
O AW159 é um helicóptero bimotor, multifuncional, capaz de realizar missões que vão desde o policiamento marítimo de grandes áreas até os combates de ponta onde tem a capacidade de detectar, identificar e atacar alvos de forma autônoma em terra e no mar, incluindo ameaças submarinas.
A plataforma de alto desempenho possui sistemas de ponta, incluindo um radar de varredura eletrônica de vários modos (E-scan) Leonardo Seaspray e uma suíte DAS (Electronic Aids Defensive Aids Suite) integrada.
Mais de 50.000 horas de vôo foram registradas pelo helicóptero.
O AW159 também foi escolhido pelo Exército Britânico (Royal Army), Marinha da República da Coréia e Marinha das Filipinas como a nova plataforma de asas rotativas multimissão.