Future Combat Air System: Airbus e Fraunhofer FKIE criam painel de especialistas sobre o uso responsável de novas tecnologias

@AirbusDefence @Fraunhofer_FKIE #FCAS #DefenceMatters

No quadro do sistema futuro de combate aéreo (FCAS), a Airbus (símbolo da bolsa de valores: AIR) e o Instituto Fraunhofer de Comunicação, Processamento de Informação e Ergonomia, sediado na Alemanha, FKIE criaram um painel independente de especialistas sobre o uso responsável de novas tecnologias para definir e propor uma “guarda legal” ética e internacional. trilhos ”para o maior projeto de defesa da Europa.

O painel de especialistas, iniciado pela primeira vez na Alemanha em 2019, inclui atualmente partes interessadas como o Ministério da Defesa alemão, o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, fundações, universidades e grupos de reflexão.

O conceito inovador do novíssimo FCAS: Eurofighter servirá como endosser de tecnologias a serem utilizadas no futuro programa de caça europeu.

“De muitas maneiras, o FCAS representa um grande salto adiante. Não é apenas o maior programa de defesa da Europa nas próximas décadas, que promoverá a colaboração entre os países parceiros. Com o FCAS, intensificaremos significativamente nosso jogo em termos de novas tecnologias que farão parte deste ‘Sistema de Sistemas’ da sexta geração ”, disse Dirk Hoke, CEO da Airbus Defense and Space. “Isso abre novas oportunidades em termos de política de segurança e ajuda a fortalecer o papel da Europa no mundo. Mas também existem desafios éticos e legais que temos de enfrentar. ”

O programa FCAS reflete um “Sistema de Sistemas” complexo e extenso em rede, do qual um caça tripulado da próxima geração representará um elemento-chave. Essas plataformas tripuladas se unirão às não tripuladas, chamadas de “transportadoras remotas”, que fornecerão recursos adicionais para concluir as missões em jogo.

Arquiteturas de sistema escaláveis ​​e interoperáveis ​​permitirão integrar plataformas existentes atualizadas no FCAS. A alavancagem dos recursos colaborativos de plataformas tripuladas e não tripuladas exigirá uma “Air Combat Cloud” que mescla, em tempo real, grandes quantidades de dados aumentados pela análise de guerra e inteligência articular. Além disso, espera-se que as tecnologias desenvolvidas na estrutura deste projeto também tenham efeitos de transbordamento benéficos significativos para futuras aplicações civis.

Professor Reimund Neugebauer, Presidente da Fraunhofer-Gesellschaft e. V. acrescentou: “O FCAS é o maior e mais ambicioso programa de defesa europeu de todos os tempos. Uma questão essencial que estamos tentando abordar com este painel é como podemos garantir que, por um lado, esse sistema atenda aos requisitos de missão necessários do século XXI em escala global, enquanto, por outro lado, garanta total controle humano de tal sistema em todos os momentos e sob todas as circunstâncias. Pela primeira vez na história da República Federal da Alemanha, um grande projeto de política de defesa é acompanhado desde o início pela luta intelectual pela implementação técnica de princípios éticos e legais básicos – “conformidade ética e legal por design”. ”

Para criar a maior transparência possível sobre os trabalhos do painel de especialistas, foi criado um site: www.fcas-forum.eu. Todos os membros do painel fazem sua contribuição gratuitamente e estão comprometidos apenas com sua consciência.

Uma entrevista de Dirk Hoke e do professor Reimund Neugebauer, descrevendo ainda mais o objetivo e a parceria do painel, pode ser lida aqui: http://www.fcas-forum.eu/en/interview.

A fim de refletir a natureza européia do programa FCAS, está previsto oportunamente ampliar o painel para outras nações participantes.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *