A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) e a Nitro Química concluíram acordo para o fornecimento de nitrocelulose de grau energético para a St. Marks Powder, empresa do grupo General Dynamics e maior fabricante de propelentes sólidos para munições do mundo.
O acordo estabelece o fornecimento regular para 2020, com possibilidade de extensão para 2021 e a fabricação do produto será realizada nas instalações da Fábrica Presidente Vargas (FPV) – IMBEL.
O acordo de desenvolvimento tecnológico entre a Companhia Nitro Química Brasileira e a IMBEL vem de longa data e a fabricação de nitrocelulose de grau energético visando ao mercado internacional teve início em 2018. As negociações com a St. Marks Powder também iniciaram em 2018.
A equipe técnica da empresa americana visitou as instalações da IMBEL FPV e da Nitro Química em outubro daquele ano e trabalhou em conjunto com os técnicos brasileiros para acerto das especificações do produto, de acordo com norma MIL-244C.
O fornecimento de nitrocelulose de grau energético para a fabricante americana iniciou em dezembro 2019, com a finalidade de realizar os testes industriais. A fabricante americana comunicou às empresas em Março de 2020 que os produtos atenderam todos os requisitos técnicos, de segurança e qualidade.
A St. Marks Powder pertence ao grupo General Dynamics, uma das maiores empresas do setor de defesa no mundo.
Fundada em 1952, a General Dynamics oferece um amplo portfólio de produtos e serviços inovadores na aviação executiva, veículos de combate, sistemas de armas e munições.
A St. Marks Powder é a maior consumidora de nitrocelulose de grau energético do mundo e fabrica mais de 95% dos propelentes usados em munições de armas de pequeno porte das Forças Armadas dos Estados Unidos.
Uma resposta
Opa! Será que já é reflexo do acordo de cooperação recém assinado entre Brasil x EUA?
CM