Utilizado para operações de risco pela tropa de elite da Polícia Federal, o Sherpa Light Police está entre os melhores e mais modernos veículos da atualidade, colocando a PF entre as mais bem equipadas forças de segurança do mundo.
Por Paulo Roberto Bastos Jr e Roberto Caiafa
Há muito já foi provado que em determinadas operações policiais, principalmente aquelas com o enfrentamento de uma oposição armada e envolvimento de reféns, a utilização de veículos policiais blindados propiciam aos agentes de segurança uma grande vantagem, principalmente na mobilidade tática, segurança dos integrantes e efeito psicológico adverso nos criminosos.
Ciente disso e com a proximidade de um grande evento em nosso território, os Jogos Olímpicos de 2016, onde as atenções do mundo estariam voltadas para nós em uma época onde o terrorismo internacional era uma ameaça latente, o Comando de Operações Táticas (COT), a tropa de elite da Policia Federal (PF), cuja sede fica em Brasília (DF), iniciou estudos visando dotar sua tropa de meios capazes de contrapor-se a essa ameaça.
Sendo assim, o COT lançou, em 24 de julho de 2014, uma licitação internacional para adquirir três veículos blindados de combate, com plataforma de abordagem. O vencedor foi o Sherpa Light Police, da Renault Truck Defense, e a assinatura do contrato, no valor de R$ 5,244 milhões, ocorreu em 16 de abril de 2015, permitindo que esses veículos fossem entregues a tempo de atuarem nos Jogos Olímpicos.
Fotos de Gabriel Orosco
É importante frisar a decisão do COT em adquirir um veículo desenvolvido especificamente para a missão, da mesma forma que fizeram as polícias do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais, ao invés de adotar veículos do tipo carro forte adaptados como blindados policiais táticos, como é prática comum nas policias brasileiras, inclusive a própria PF, que utiliza veículos desse tipo em suas superintendências e delegacias regionais.
O Sherpa Light Police é um veículo 4×4 pesando cerca de 11 toneladas, sendo capaz de transportar 10 policiais (incluindo o motorista e o comandante). Com velocidade máxima de 110 Km/h, o blindado possui blindagem padrão STANAG- 4569 Nível três, capaz de resistir a impactos de projeteis de 7,62×51 mm perfurantes (com núcleo de carboneto de tungstênio) disparadas a 30 metros.
Dos três veículos adquiridos, um deles está equipado com uma plataforma de abordagem modular, hidráulica e com escadas, capaz de atingir até 8,5 metros de altura, que não impacta o campo de visão dos ocupantes. Essa peculiar estrutura foi projetada para permitir a invasão de aeronaves de grande porte sequestradas, especialmente os enormes Boeing 747 e Airbus A380.
O Sherpa foi apresentado oficialmente na feira Eurosatory 2006 pela Renault Truck Defence (RTD), atual Arquus Defense, e sua produção foi iniciada no ano seguinte, em várias versões.
Além do Brasil, o blindado foi adotado por forças militares e policiais de mais 12 países, incluindo França, Austrália, Egito, Índia, Chile e México, sendo que nesse último é fabricado pela Mack Defense, dos Estados Unidos, empresa que, como a Arquus, pertence ao grupo Volvo Defense.
Em 2011 um Sherpa Light ISV foi avaliado pela Secretaria de Estado de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, na época da concorrência para a aquisição de oito blindados policiais, licitação esta que foi vencida pelo Paramount Maverick, chegando a ser utilizado pelo BOPE em uma incursão na Vila Cruzeiro, no Complexo de Favelas da Penha.
No final de 2013 a AVIBRAS Aeroespacial firmou uma parceria com a RTD, visando sua produção sob licença do Sherpa Scout com o nome de TUPI para o programa Viatura Blindada Multitarefa, Leve Sobre Rodas (VBMT-LR) do Exército Brasileiro.
Um veículo foi montado na empresa no início de 2014 e avaliado no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), porem como essa concorrência foi vencida pelo IVECO LMV, o projeto de fabricação foi cancelado.
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boa tarde aonde éfabricado ou motado estes equipamento taticas