O mercado náutico brasileiro ganha mais um estaleiro na produção de embarcações com Casco de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), o Estaleiro Stark Marine.
O estaleiro esteve presente na LAAD 2019 com a embarcação STARK 180, no estande da DGS Defense, Empresa Estratégica de Defesa que também produz embarcações com tecnologia de Termoplásticos.
Situado no Rio de Janeiro, a criação do estaleiro surgiu da necessidade da DGS Defense de atender o mercado de embarcações padronizadas de menor porte e de baixa complexidade. São embarcações simples, sem blindagem ou outros produtos controlados, mas com a resistência e durabilidade do casco que o Grupo DGS oferece em suas embarcações militares.
As STARK’s são indicadas para missões de patrulha, busca, apoio às atividades operacionais. As embarcações podem navegar próximas ao litoral ou em águas interiores, podendo chegar até 28 nós como a STARK 210. Os dois modelos, STARK 180 e STARK 210, já podem ser encomendados.
“O Estaleiro STARK Marine faz parte do grupo DGS, mas atende outro segmento de mercado. As embarcações STARK são mais simples, e padronizadas, sem blindagem e possuem menos burocracia para aquisição. Um ponto fortíssimo para quem pretende adquirir uma embarcação com a tecnologia PEAD com um prazo menor de entrega e baixo custo de aquisição”, explica o Representante Comercial para área de Licitação e Governamental da STARK Cristiano Conde.
A consolidação no mercado náutico vai além da produção das STARK 180 e 210. O Estaleiro Stark Marine é desde 2018 o importador e distribuidor exclusivo da marca Highfield (maior fabricante do mundo de modelos RHIB’s) no mercado brasileiro.
“Entendemos que a nossa consolidação no mercado nacional dependia da forma que iríamos atender as necessidades do mercado sem perder a essência de cada marca. Decidimos então criar a Stark Marine para atender uma parcela de mercado que carece de embarcações de menor complexidade, mas que não abre mão da qualidade. Desde 2018, a Stark além das embarcações de PEAD oferece também no mercado brasileiro os RIB`s da Highfield que são embarcações reconhecidas no mundo inteiro pela alta qualidade de seus matérias além do diferencial de que é um embarcação inflável de casco de alumínio, uma novidade que não estava disponível para o público no Brasil” acrescentou Raphael Barreto responsável pela marca no Brasil.
Sobre as embarcações
STARK 180 possui uma Velocidade Máxima de 26 nós, com um motor de 140 HP e uma Velocidade Econômica de Cruzeiro (VEC) de cerca de 20 nós, proporcionando uma autonomia de 5 (cinco horas), nessa velocidade. Possui alcance aproximado de 100 milhas náuticas (185 Km) com apenas 01 (um) tanque de combustível de 100 litros de gasolina. Comporta até 700 Kg de carga e lotação máxima de 05 (cinco) pessoas – 1 (um) tripulante e 4 (quatro) passageiros.
STARK 210 possui uma Velocidade Máxima de 28 nós, com um motor de 200 HP e uma Velocidade Econômica de Cruzeiro (VEC) de cerca de 24 nós, proporcionando uma autonomia de 6 (seis horas), nessa velocidade. Possui alcance aproximado de 144 milhas náuticas (266 Km) com apenas 01 (um) tanque de combustível de 210 litros de gasolina. Comporta até 1100 Kg de carga e lotação máxima de 07 (sete) pessoas – 1 (um) tripulante e 6 (seis) passageiros.
Sobre a Highfield Brasil
Fundada em 2011, a Highfield está presente em 38 países e tornou-se a principal escolha mundial para famílias, clubes náuticos e marinheiros. Número 1 do mundo na fabricação de RHIBs (barcos rígidos infláveis) em alumínio, a Highfield se consolidou no mercado náutico internacional oferecendo a linha mais completa de barcos. Acesse o site e siga o instagram da Highfield Brasil para saber mais sobre novidades, modelos e como realizar a compra.