PASSEX/ADEREX 2019 (Operação Joanna D´Arc)
Entrevista com o Comandante-em-Chefe da-Esquadra, vice-almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, com o Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, contra-almirante Luiz Roberto Cavalcanti Valicente e com o Comandante do PHM Atlântico, capitão-de-mar-e-guerra Giovani Correa.
Vídeo com a entrevista coletiva completa, sem cortes.
Na entrevista concedida a bordo pelo Comandante em Chefe da Esquadra, o almirante Cunha destacou a importância do mar territorial brasileiro e da chamada “economia azul”, por onde mais de 90% comércio exterior é realizado.
Cunha também reforçou a importância dos programas estratégicos da Marinha do Brasil como o PROSUB, a Classe Tamandaré e o Programa Nuclear.
Já o comandante da 2ª Divisão da Esquadra, almirante Valicente, destacou a importância do navio e da sua aquisição para reforçar o poder naval brasileiro, e das exigências operacionais que exercícios complexos como os realizados demandam em termos de planejamento, coordenação interagências e gerenciamento de diversos meios e recursos, incluindo a logística.
O comandante do Atlântico, capitão-de-mar-e-guerra Giovani Correa, destacou os avanços na qualificação do pessoal envolvido em operações aéreas e o início, em breve, das operações aéreas a noite empregando óculos de visão noturna.
Para esse fim, e durante a ADEREX, estiveram embarcados diversos técnicos e engenheiros da Marinha encarregados de medir a luminosidade (lux) da nova iluminação do convoo recentemente instalada, feita de emissores LED adequados para uso com NVG.
Imagens: Roberto Caiafa / Marinha do Brasil