O protótipo do blindado EE-9 Cascavel criado pela empresa paulista Equitron como demonstrador de conceito de uma proposta de modernização recebeu um upgrade promovido pela ARES Aeroespacial.
Trata-se de um protótipo que será apresentado ao público durante a feira internacional de Defesa LAAD 2019, que acontece no início de abril no Rio de Janeiro.
Saiu a torre modificada pela Equitron, e armada com canhão de 90 mm, e no seu lugar instalou-se a torre automatizada TORC30 com seu canhão inteligente de fogo rápido de 30mm capaz de disparar munição alto explosivo, flecha anticarro e munição amburst, convertendo o EE-9 assim configurado em um Veículo Blindado de Combate (Apoio a Infantaria) ou VBC (AI).
Ainda não se conhecem todos os detalhes da união entre chassis do Cascavel modernizado e a torre TORC30, mas é possível algumas observações interpretando fotos e vídeos recebidos pelo especialista em blindados Paulo Bastos.
A primeira é que o carro ficou com um aspecto diferente, e seu perfil lateral aparenta ter ficado mais baixo que na configuração original Engesa com torre de 90 mm (descontando-se a instalação dos optrônicos e da torre REMAX).
A segunda, aparentemente, o trabalho de adaptação feito pela Equitron no “anel da torre” do chassis para instalar a nova torre modificada 90 mm (removida) “casou-se” perfeitamente com a torre TORC30, ao menos numa primeira visualização externa.
Seria interessante, por exemplo, ver o novo posto do atirador da TORC30 dentro do carro (parece ser atrás do posto do motorista), ainda mais se considerarmos que sobre a TORC 30 vai montada uma estação de armamento ARES REMAX com uma metralhadora de 12,7 mm.
O atirador comanda as duas armas? Ainda não se sabe.
O fato é que a LAAD 2019 promete….