Marinha do Uruguai apreende navio de pesca brasileiro após realizar disparos de advertência!

A fragata da Marinha Nacional Uruguaia ROU 1 Uruguai capturou uma embarcação brasileira que pescava ilegalmente em águas uruguaias.

Segundo o informativo Teledoce, foram disparados tiros de intimidação porque o barco de pesca brasileiro tentou escapar e quase colidiu com a fragata!

Estas embarcações brasileiras são geralmente baseadas no Rio Grande do Sul e cruzam para as águas uruguaias para pescar ilegalmente (segundo os uruguaios) corvina e badejo.

O navio brasileiro foi avistado nas primeiras horas deste domingo com um sobrevoo de uma aeronave de patrulha da Aviação Naval daquele País.

A fragata ROU 1 foi notificada e a operação de interceptação foi lançada, o que acabou ocorrendo por volta das 5:00 AM.

Antes da apreensão, a fragata uruguaia disparou rajadas de alerta usando uma metralhadorapesada de 12,7 mm.

Isso aconteceu depois que o navio intruso brasileiro tentou escapar da fragata e lançou-se em fuga para voltar as águas brasileiras, intento impedido pela ROU 1 “Uruguai”.

Uma ocorrência que se repete

A operação de caça a embarcação brasileira contou com a participação da fragata ROU 01, e de uma aeronave de patrulha e esclarecimento marítimo B-200 da Aviação Naval uruguaia.

O navio brasileiro TATUIRA estava pescando ilegalmente em águas territoriais uruguaias, a 70 milhas náuticas a nordeste do porto de La Paloma.

No navio estavam 10 tripulantes e uma carga ilegal em quatro de seus seis armazéns, transportando badejo pescado de forma ilegal.

A embarcação brasileira será mantida sob vigilância da autoridade portuária uruguaia, o peixe foi confiscado, uma multa será aplicada formalmente e a tripulação irá a juízo posteriormente nos tribunais navais internacionais.

A fragata ROU 1 Uruguai é a única de seu tipo na Marinha Uruguaia, tendo sido construída originalmente em 1965 por estaleiros franceses para equipar a Marinha de Portugal como Classe João Belo.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A empresa grega EODH, em parceria com a belga-espanhola DUMA e a alemã KNDS Deutschland (antiga Krauss-Maffei Wegmann), apresentou um novo...

No dia 08 de maio de 2024 acontecerá Helipark, em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo (SP), a Conferência de Aviação Policial –...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foram marcados pela operação de...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

Comentários

DISPONÍVEL