Uma pergunta foi feita várias vezes durante a Cruzex 2018, guerra aérea simulada internacional realizado em Natal (RN): por que a Força Aérea do Peru não enviou os seus MIG-29 para participarem do exercício?
De fato, a FAP designou seus Dassault Mirage 2000P de um e dois lugares (modernizados) para tomarem parte no treinamento, mas ficou aquele “gostinho de MIG-29 que não veio” em muita gente…
O caçador da Russian Aircraft Corporation MiG
No Grupo Aéreo Nº6 de la Fuerza Aérea del Perú (FAP), há quase 22 anos, um pássaro russo presta serviço na defesa do País andino, o caça Mikoyan e Gurevich MiG-29 Fulcrum.
O governo do Peru adquiriu 18 exemplares na Bielorrússia em 13 de maio de 1996 por cerca de US$ 252.052.040, valor do denominado contrato Vulcano.
Em 14 de julho de 1998, outros US$ 126.993.000 foram alocados para a compra de três caças MiG-29SE adquiridos novos da Rússia.
Entre o final dos anos de 1990 e 2008, a empresa russa RAC MiG trabalhou com técnicos peruanos para modernizar oito aeronaves MiG-29 daquela Força Aérea para o padrão SMP. O Grupo Aéreo 6 da FAP, com sede na cidade de Chiclayo, é a base desses aviões.
O trabalho, segundo os peruanos, aumentou a capacidade de transportar armas, incluindo munições inteligentes para missões de ataque ar-solo, como os mísseis PKR Ch-31A, PRLR Ch-31P e UR Ch-29.
Os jatos foram equipados com novo lay-out de cockpit e novos equipamentos de comunicação e navegação, além de um radar de geração atual.
Coroando as modificações, os MiG-29 SMP foram compatibilizados para dispararem mísseis ar-ar R-77 ou Amraamski.
O valor da modernização para um segundo lote de oito aeronaves foi avaliado em US$ 106 milhões, através de um contrato assinado entre o Ministério da Defesa do Peru e a SAC Aviamir, a filial peruana da MiG, em agosto de 2008.
Os trabalhos foram concluídos e as aeronaves entregues ostentando um novo padrão de pintura em baixa visibilidade.
Desse modo, a FAP alinha em sua ordem de batalha 19 caças MiG-29, sendo dois da versão MiG-29UB de dois lugares.
Duas aeronaves foram perdidas em acidentes, uma por desorientação espacial do piloto e a outra por avaria mecânica.
A Revista Tecnologia & Defesa agradece aos fotógrafos Spotters Peru Miguel Hernandez e César Mercado pelas incríveis imagens que ilustram este artigo.
MiG-29M2 para o Peru?
Em agosto de 2017, o Governo do Peru enviou uma delegação de pilotos, dois tenentes generais e um coronel da Força Aérea, a Moscou.
Todos pilotos experientes da linha de caças MiG-29, que há mais de 20 anos servem no Peru.
https://www.youtube.com/watch?v=OQ4sgTYcXKY
O então inspetor geral da Força Aérea do Peru, o tenente-general Rodolfo García Esquerre, realizou voos de teste em um MiG-29M2 para conhecer as capacidades do novo aparelho.
Em outubro de 2018, Esquerre foi anunciado pelo novo governo eleito como o novo comandante geral da Força Aérea do Peru.
O MiG-29M2 é um caça de superioridade aérea com capacidade de carga aumentada, tem uma velocidade de 2.100 km/h, pode levantar cerca de 4.500 kg de carga útil, e está armado com um canhão de 30 milímetros.
Seu novo radar integrado permite-lhe traquear até 10 alvos simultaneamente e atacar quatro deles ao mesmo tempo usando mísseis BVR como por exemplo, o R-77 da Vympel.