A Leonardo anunciou que a Inspetoria de Armamentos do Ministério da Defesa Nacional da Polônia adquiriu quatro aeronaves de treinamento M-346 Advanced Jet Trainers (AJT), totalizando 16 unidades desse modelo.
A operação, avaliada em aproximadamente 130 milhões de euros, inclui um pacote de suporte, bem como uma atualização para toda a frota M-346 para o padrão da OTAN STANAG 4193 Edição 3 IFF desenvolvido pela Leonardo.
Com essa decisão, a Força Aérea Polonesa conclui a modernização de sua principal frota de treinamento de combate com entregas programadas até 2022.
A Polônia é o segundo maior cliente de exportação do M-346.
Até hoje, Itália, Cingapura, Israel e Polônia encomendaram um total de 76 unidades do jato M-346.
Com mais de 50 anos de experiência no campo da formação, a Leonardo oferece soluções avançadas e uma redução de custos substancial de até 50%, para um cadete da Força Aérea para preparar e qualificar-se como um piloto de caça próxima geração”.
Com esse contrato, a Leonardo reforça sua presença na Polônia, onde possui 3.000 funcionários altamente qualificados em sua fábrica de helicópteros PZL, na cidade de Świdnik.
A Leonardo tem uma longa história de colaboração com a polonesa PGZ, que inclui o programa do veículo blindado Rosomak para o Exército da Polônia.
A empresa também fornece a torre com canhão 30 milímetros HITFIST, além de produzir vários sistemas de defesa para o segmento de solo como radares de alerta aéreo antecipado e sistemas de vigilância costeira, dentre outros.