Obuseiros M109A5 e Remuniciadores M992A2 chegam ao Brasil

Por Paulo Roberto Bastos Jr e Roberto Caiafa

No dia 03 de outubro, a Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex), por meio da Divisão de Importação e Exportação de Material (DIEM), iniciou o desembaraço alfandegário de 56 Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBC OAP) M109A5, e 40 Viaturas Blindadas de Transporte Especial Remuniciadora (VBTE Remun) M992A2, atualmente sendo desembarcadas no Porto de Paranaguá (PR).

Também foram desembarcados 27 tubos de 155 mm e seus cases de acondicionamento/ferramental.

Serão utilizados para substituir tubos “cansados” de outros VBCOAP M109 já em serviço.

O M992A2 é uma viatura blindada de transporte especial remuniciadora originalmente empregada pelo Exército dos EUA junto aos seus M109.

A sua parte interna é construída para guardar a munição dos obuseiros da família M109, que também foram adquiridos pelo EB e parte deles estão sendo modernizados para a versão M109A5+BR.

Os exemplares sendo desembarcados não receberam nenhuma modernização.

Ambos os modelos de viaturas – M992A2 e M109A5 – fazem parte do conjunto de equipamentos militares colocados à disposição para doação pelas Forças Armadas dos EUA, através do programa Foreign Military Sales (vendas militares para o exterior) e adquiridos pelo Brasil.

As quarenta unidades são as primeiras desse tipo na artilharia do EB. Os veículos blindados de esteiras M992A2 FAASV (Field Artillery Ammunition Supply Vehicle), classificadas no EB como Viatura Blindadas de Transporte Especial Remuniciadora (VBTE Remun) deverão aumentar drasticamente a persistência em combate e volume de fogos disparados pelos M109A5.

Comando Logístico em ação

A Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex) é o grande comando de apoio logístico do Comando Logístico incumbido de prever e prover, no campo do apoio logístico, serviços e itens de suprimento necessários ao Exército Brasileiro.

Enquadra diversos unidades de apoio logístico, como o Estabelecimento Central de Transporte (ECT), o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Armamento (BMSA), o Batalhão Central de Manutenção e Suprimento (BCMS), o Depósito Central de Munições (DCMun), e o 1º Depósito de Suprimentos (1º D Sup).

COMPARTILHE