Por Paulo Roberto Bastos Jr e Roberto Caiafa
No dia 28 de setembro, o Exército Brasileiro recebeu um lote de oito viaturas ASTROS, padrão MK6, como parte do Programa Estratégico do Exército (Prg EE ) ASTROS 2020, que visa contribuir com o Objetivo Estratégico do Exército de dissuasão extrarregional, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa aprovada em 2008.
Foram entregues as seguintes Viaturas:
- Unidade Controladora de Fogo (AV-UCF): 2 unidades;
- Posto Meteorológico (AV-MET): 3 unidades;
- Oficina Veicular e Eletrônica (AV-OFVE): 3 unidades.
A aquisição proporciona nova capacidade de apoio de fogo à Força Terrestre, que poderá bater alvos com maior precisão e a longa distância.
O Programa ASTROS 2020 contempla, em seu escopo, o desenvolvimento do Míssil Tático de Cruzeiro e do Foguete Guiado, a modernização das viaturas do atual 6º Grupo de Mísseis e Foguetes e a implantação do Forte Santa Bárbara, em Formosa (GO).
A Avibras Aerospacial, empresa estratégica de defesa genuinamente nacional, sediada em São José dos Campos (SP), constitui-se na principal integradora do Programa.
Cerimônia de entrega
O Comandante Logístico do Exército, general-de-exército Carlos Alberto Neiva Barcellos, acompanhado do diretor presidente da Avibrás, João Brasil Carvalho Leite, mais o comandante do 6º Grupo Lançador de Mísseis e Foguetes (6º GLMF), tenente-coronel artilheiro Elson Lyra Real, protagonizaram a cerimonia de entrega simbólica das chaves de viaturas MK.VI, após a benção das mesmas pelo capelão militar do Forte Santa Bárbara (santa padroeira dos Artilheiros).
Após, ocorreu desfile e parada militar em homenagem as autoridades presentes, e disparo real de foguetes SS-30, SS-40 e SS-60 por uma bateria Astros MK.VI.
Mais detalhes dessa cerimônia, e completa cobertura fotográfica com grande quantidade de informações sobre os programas da Avibras do Programa Astros 2020 na próxima edição da Revista Tecnologia & Defesa.
Desenvolvimento nacional e regional
O Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Pedro Maciel Capeluppi, viu pela primeira vez uma demonstração de tiros do Astros 2020 em Formosa.
Ele acompanha a execução do programa no Ministério e ficou feliz de ver de perto os resultados para o Exército Brasileiro. “É muito gratificante ver a capacidade de execução e ver a formação de pessoas. Mais importante do que investir em Defesa é investir em pessoas, em exemplos. E é isso que nós vimos aqui hoje”, declarou.
O Exército recebeu as oito últimas viaturas do segundo lote do Sistema Astros, composto de 20 viaturas. A previsão é concluir as obras do Forte de Santa Bárbara até o ano que vem.
“Já na construção há um impacto significativo para o município de Formosa, tendo em vista o emprego de várias empresas da área da construção civil. Quando tivermos todo o efetivo das unidades do Forte de Santa Bárbara atuando aqui, serão mais ou menos 2 mil famílias, gerando demanda por serviços e infraestrutura”, acrescentou o Gerente do Programa Astros 2020 no Escritório de Projetos do Exército (EPEx), general-de-brigada José Júlio Dias Barreto.