A cerimônia de lançamento da corveta Port Said, o primeiro navio da classe Gowind construído no Egito, teve lugar em 6 de setembro de 2018 em Alexandria.
Este lançamento constitui um sucesso para a equipe do Estaleiro Alexandria.
Isso também reflete a eficácia dos esquemas de cooperação industrial do Naval Group.
O lançamento da corveta Port Said mostra as capacidades do estaleiro de Alexandria, pois esse é o primeiro navio de guerra construído no Egito.
Esta cerimônia de lançamento celebra o aumento de competências de a equipe do estaleiro de Alexandria, que agora é capaz de construir barcos civis, bem como embarcações militares no estado da arte.
Junto com a primeira corveta Gowind® entregue, a El-fateh, já implantada em muitos teatros operacionais, a Port Said contribuirá para aumentar o poder da marinha egípcia.
A corveta faz parte de uma parceria estratégica e de longo prazo com o Egito.
A Port Said é o quinto navio projetado pelo Naval Group e operado pela Marinha Egípcia, após a fragata FREMM Tahya Misr (entregue em 2015), os dois Landing Helicopter Docks (Mistral) Nasser e Sadat em 2016 e a primeiro corveta Gowind®, a El-fateh, entregue em 2017.
Hervé Guillou, CEO do Naval Group, declarou: “Temos muito orgulho dessa parceria com as autoridades e indústria egípcias. Esta cerimônia é uma oportunidade para reiteramos nosso forte compromisso de executar todos os programas e equipar a Marinha do Egito com uma frota homogênea. Além disso, participamos da manutenção e modernização desta frota. Mantemos uma presença de longo prazo no Egito e permaneceremos envolvidos por muitos anos em Alexandria como parceiro da Marinha do Egito para garantir suas operações.”
A corveta Port Said é o primeiro navio de guerra egípcio e prova que cooperação industrial funciona.
A corveta fabricada em Alexandria tem i características idênticas e possui o mesmo nível de desempenho da comprovada corveta El-fateh, construída no site do Naval Group em Lorient e entregue no outono passado.