Consórcio Damen Saab Tamandaré é destaque na RIDEX 2018

O Consórcio Damen Saab Tamandaré esteve presente na RIDEX, Rio International Defense Exhibition, e apresentou seus parceiros locais Consub e Akaer.

Comparação entre a SIGMA 50514 Tamandaré e a SIGMA entregue recentemente a Indonésia (abaixo). Observar o mastro integrado.

A parceria vem com o forte objetivo de atender às necessidades da Marinha do Brasil.

A Saab e a Damen Schelde Naval Shipbuilding uniram forças e experiência para participar da concorrência para o fornecimento das quatro corvetas da Classe Tamandaré.

A Saab, empresa de origem sueca com mais de 80 anos de experiência no setor de defesa, e a Damen, empresa holandesa líder em construção naval com mais de 6 mil embarcações produzidas e mais de 20 marinhas atendidas em todo o mundo estiveram juntas na feira de defesa e segurança, RIDEX.

Na ocasião, o consórcio apresentou algumas das empresas parceiras brasileiras como a Consub, empresa de soluções em tecnologia especialista em integração de sistemas navais, o Wilson Sons Estaleiros, operadora integrada de logística portuária e marítima do mercado nacional e a Akaer, especializada em mercados aeroespacial e de defesa.

Na proposta, a Saab fornecerá o Sistema de Gerenciamento de Combate Saab 9LV, utilizado por marinhas de vários países, conhecido por sua flexibilidade e fácil integração de módulos de terceiros.

Neste projeto, a Consub fará a integração de todos os equipamentos.

A Akaer, por sua vez, fornecerá outros sistemas de combate.

A Damen, será responsável pelo fornecimento do navio Sigma 10514, um produto já produzido pela empresa, que pode ser adaptado de acordo com as exigências da Marinha do Brasil.

Enquanto a Wilson Sons, construirá o navio em seu estaleiro no Guarujá, São Paulo.

O jornalista Roberto Caiafa entrevista Alencar Leal, customer sales responsable da Saab do Brasil, e Magiel Venema, naval sales do estaleiro DAMEN (Holanda).

Na entrevista (vídeo a seguir), aspectos e detalhes da proposta Saab/Damen/Wilson Sons para atender ao RFP das Corvetas Classe Tamandaré da Marinha do Brasil.

 A proposta entregue à Marinha engloba extensa transferência de tecnologia, além de parcerias com empresas locais, fortalecendo a indústria nacional de Defesa do Brasil.

Alencar Leal, customer sales responsable da Saab do Brasil, fala sobre a proposta Saab/Damen/Wilson Sons para o ministro da Segurança Pública Raul Jungmann.

Durante o evento, o estande da parceria recebeu visitas ilustres, como a do Ministro da Defesa, General Joaquim Silva e Luna, a do Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann e a do Comandante da Marinha, Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Circuito de palestras na RIDEX

Durante a Ridex 2018, a Saab participou do seminário “Cenário do entorno estratégico no Atlântico Sul: desafios e implicações para o projeto de forças navais e para a BID”, onde apresentou sua solução de sistemas para contramedidas de minagem.

MCMV 47 da Saab Kockums: casco amagnético feito de GRP oferece proteção extra ao navio. (Imagens: Roberto Caiafa)

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Exército Brasileiro (EB) publicou a Portaria nº 1.301-EME/C Ex, de 23 de abril, aprovando a diretriz de implantação do...

A Força Aérea Brasileira definiu com a Embraer a modernização de 68 exemplares do A-29A/B Super Tucano, concretizando um estudo...

Criada em 2001 como resultado da fusão de várias empresas europeias a partir da segunda metade dos anos 1990, a...

COP Internacional e Enforce Tac acontecem simultaneamente no mês de outubro, emSão Paulo. Após acumular mais de 22 mil participantes...

Comentários

DISPONÍVEL