O Senado do Governo dos Estados Unidos, através de alguns de seus congressistas, estaria pressionando fortemente para adicionar centenas de milhões de dólares ao orçamento de defesa de modo que a Força Aérea e o Corpo de Fuzileiros Navais possam comprar frotas de aviões de ataque leve.
Isso ocorre em meio a relatos de que um contrato poderia ser assinado até a primavera de 2019.
Em 24 de maio de 2018, o Senate Armed Services Committee, ou SASC, aprovou a última emendada ao projeto de revisão de sua versão da Lei de Autorização de Defesa Nacional para o ano fiscal de 2019, o título formal do orçamento de defesa anual.
No processo, os legisladores propuseram autorizar US $ 350 milhões para apoiar o esforço de ataque leve da Força Aérea, bem como outros US $ 100 milhões para um programa do Corpo de Fuzileiros Navais.
Em junho de 2017, o Comitê havia adicionado US $ 1,2 bilhão para “uma frota de aeronaves de ataque leve / observação” no projeto de orçamento do ano fiscal de 2018 sem especificar nenhum modelo em particular, um número que os legisladores posteriormente reduziram substancialmente.
O Corpo de Fuzileiros Navais continua a monitorar o experimento de ataque leve liderado pela Força Aérea para obter uma plataforma aérea de custo efetivo, observação e ataque (OA-X) para emprego em ambientes permissivos, com a intenção de empregar tal recurso como uma força conjunta.
O capitão Christopher Harrison, porta-voz do USMC no Pentágono, disse a imprensa norte-americana quando questionado sobre o possível financiamento. “A decisão da SASC de autorizar US $ 100 milhões para uma plataforma de ataque leve só se refletirá em realidade mediante um projeto de lei (que só pode ser aprovado pelo Senado)”.
Embraer & Boeing
Deixando de lado o indefinido estágio da negociação entre Boeing e Embraer visando a compra da segunda pela primeira (divisão de aviação executiva e comercial), o fato é que a materialização desse contrato (OA-X) trará um novo impulso a produção do EMB-314 A-29 Super Tucano, caso o avião brasileiro seja declarado vencedor da avaliação OA-X.
Somente a encomenda do USMC representaria um enorme acréscimo a carteira de pedidos do tipo.
Com a concretização de uma compra dupla USAF/USMC para operações conjuntas, isso não só levaria o Super Tucano a um novo nível no mercado, em termos de escala de produção, como ditaria o caminho a ser seguido por muitos aliados dos Estados Unidos com orçamentos militares menores, incapazes de manter sistemas de armas mais sofisticados e caros.