LAAD 2015 – Gripen NG, um sistema completo

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(Imagem: Roberto Caiafa)

A Saab e a Força Aérea Brasileira (FAB), juntamente com a Embraer e muitas outras empresas brasileiras do setor aeroespacial, estão trabalhando nos preparativos para a construção, ensaios de solo e em voo, homologação e posterior fabricação do Gripen NG BR, atendendo uma encomenda inicial de 36 aeronaves.

Na LAAD 2015, um mockup escala cheia do avião ficou exposto exibindo uma série de novas tecnologias em sistemas e armas selecionadas para a configuração brasileira. Também foi possível observar a instalação da sonda de reabastecimento em voo, do lado esquerdo da fuselagem, sob a entrada de ar, em posição para contato com a sonda de REVO.

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(Imagem: Roberto Caiafa)

Além do cockpit com tela WAD (wide área display), foram mostrados os mísseis antiradiação Mectron MAR-1, a arma do primeiro dia em qualquer guerra moderna, projetado para eliminar os radares do inimigo; as bombas guiadas stand-off Spice (Rafael); e o míssil de 5ª geração, para curto alcance off-boresight matriz ativa A-Darter, uma colaboração binacional Brasil e África do Sul.

Internamente, o Gripen NG conta com um canhão Mauser BK.27 (27 mm) e uma ampla suíte de sistemas defensivos de contramedidas como alerta radar (RWR), alertas de aproximação de mísseis (MAWS) e lançadores de decoys chaffs e flares (instalados na parte traseira dos pilones subalares), mais sistemas passivos de detecção como o IRST SkyGuard instalado no nariz.

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(Imagem: Roberto Caiafa)

Todas as informações geradas por essa suíte eletrônica é fundida e apresentada ao piloto no WAD e na viseira do seu HMD (capacete com mira designadora), permitindo uma consciência de 360º ampliada pelo LINK BR, o datalink da FAB, já operacional e capaz de conectar os Gripen NG as aeronaves Guardião E-99 de alerta aéreo antecipado, comando\controle, sensoriamento remoto e inteligência de sinais, os caças F-5EM\FM, turboélices A-29 Super Tucano e estações de controle em solo.

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(Imagem: Roberto Caiafa)

Alguns dias antes da última LAAD, a FAB anunciou um contrato de aquisição de armamentos para o Gripen NG, avaliado em cerca de US$ 300 milhões. Apresentado na feira armado com o míssil BVR MBDA Meteor, o mock-up da SAAB deixou bem clara a preferência da Força Aérea por esse míssil, um desenvolvimento multinacional europeu feito por seis nações e desenhado para armar caças Eurofighter Typhoon, Dassault Rafale e Saab Gripen, sendo este último o primeiro a tê-lo integrado e operacional na Real Força Aérea Sueca, a partir de 2016 (uma vantagem no caso da sua escolha ser confirmada).

Usando a tecnologia Ramjet, o Meteor possui um alcance superlativo de 100 Km ou mais, com alta velocidade e energia para manobrar mesmo na fase final de seu voo até o alvo, onde o radar de bordo assume o guiamento até o impacto e destruição. De fato, o Meteor é visto hoje como um “Game Changer”, pois a sua utilização em plataformas avançadas multifuncionais (caso do Gripen NG) tornam essas aeronaves exponencialmente mais letais e flexíveis, ampliando inclusive o leque de táticas a serem utilizadas em combate aéreo.

Outro marco importante, o Meteor será o garante da Defesa Aérea da Europa pelas próximas décadas, em se tratando de mísseis de longo alcance, pois oferece desempenho comprovadamente superior a outros mísseis ocidentais por um custo realista (e um dos segredos mais bem guardados da MBDA).

Roberto Caiafa

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