O Sistema STARMAX foi desenvolvido para possibilitar:
• Treinamento de Motricidade – Progressivo com diferentes padrões de movimento
• Treinamento de Funções de Disparo – Veículo Estático ou Móvel combinado com Alvos Estáticos ou Móveis.
• Interface de Resultados – Geração de relatórios de desempenho
Grande destaque do 7º CSTM, realizado em Brasília (DF), foi apresentado ao público no Centro Internacional de Convenções do Brasil, pela Ares Aeroespacial, o STARMAX, um sistema de treinamento virtual para o atirador da estação de armas remotamente controlada REMAX.
STARMAX foi desenvolvido para simular todas as funcionalidades do sistema REMAX, fazendo interface com a torre real.
Demonstração do atirador REMAX usando o sistema de treinamento virtual 3D integrado STARMAX.
Trata-se de um equipamento portátil, equipado com conexão entre o sistema de treinamento e a estação REMAX.
Pode ser usada em campo, conectada a REMAX da viatura, usando a fonte de energia elétrica do veículo, ou estaticamente no ambiente de formação e treinamento.
O sistema foi demonstrado através de uma projeção da tela do atirador ocupando uma parede do estande, facilitando assim a compreensão do seu funcionamento pelos visitantes.
Esse sistema permite capacitar atiradores/operadores da REMAX com redução de custo logístico, especialmente no envio de tropas para campo e desgaste de equipamentos e armamentos.
STARMAX oferece um treinamento progressivo e monitorado por avaliadores capacitados para intervir e corrigir erros, garantindo melhores resultados e desempenho superior ao final do treinamento. A economia de munição real é outro bônus evidente.
Para qualificar um atirador REMAX, Starmax oferece diferentes exercícios, com grau de dificuldade crescente. O atirador aprende desde o básico, elevação e deriva, até os movimentos nos três eixos, com o alvo se movendo (e a viatura também).
Isso significa dominar dois joysticks de controle e diversos botões que comandam o laser, o auto-tracking, os diferentes modos de visão termal/noturna, o zoom de alta performance, promovendo assim a ambientação do operador com todas as funcionalidades do sistema através de uma simulação virtual em 3D.
Tudo isso sem perder a sua consciência situacional sobre a rota e a posição da arma em relação ao veículo, durante os engajamentos, diurnos ou noturnos.
Condições climáticas adversas podem ser introduzidas nos cenários, aumentando o grau de dificuldade do treinamento e preparando atiradores de alto padrão.