LAAD 2015 – Cotecmar e Thales firmam convênio de cooperação naval

thales-cotecmar3
(Imagem: Roberto Caiafa)

A Corporação de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Indústria Naval, Marítima e Fluvial – Cotecmar e a Thales assinaram um um convênio com o objetivo de incrementar a cooperação com a indústria militar colombiana e o desenvolvimento de várias oportunidades para o setor naval do país.

O acordo foi firmado pelo contra-almirante Jorge Enrique Carreño Moreno, presidente da Cotecmar, e Pascale Sourisse, vice-presidente sênior executiva de Desenvolvimento Internacional da Thales. “Este tipo de aproximação é uma ótima oportunidade para a industria naval colombiana. Com este acordo, buscamos somar intenções e cooperar no desenvolvimento de projetos que nos permitam encontrar novos cenários para que ciência, tecnologia em inovação continuem se integrando em planos presentes e futuros. Nossa missão, como corporação de ciência e tecnologia, é aplicar e transferir conhecimento na oferta de valor representada em produtos e serviços ao país”, explicou Carreño.

“A Colômbia é um país chave para a Thales. As duas empresas celebraram juntos o grande sucesso da modernização das fragatas da Colômbia, que se deveu ao trabalho em conjunto com a Armada Nacional – Departamento de Armas e Eletrônicos (DARET). A Thales segue propondo uma relação de confiança com a Cotecmar para entregar soluções adaptadas às necessidades da Armada Nacional Colombiana, realizar joint-ventures e trabalhar em seus novos projetos na Colômbia e América Latina”, disse Sourisse.

thales-cotecmar2
(Imagem: Roberto Caiafa)

A Thales adquiriu e desenvolveu experiência no campo de Equipamentos e Sistemas Navais. Já a Cotecmar tem o propósito de liderar o desenvolvimento científico e tecnológico da Armada Nacional, atendendo às necessidades de apoio e desenvolvimento de sua frota, a promoção do crescimento sustentável do componente naval, marítimo e a indústria fluvial em toda América Latina.

Ambas as partes vislumbram, no exercício das suas atividades econômicas, diferentes oportunidades com a Marinha da Colômbia e outras Marinhas ou Marinhas de Guerra, incluindo, mas não de maneira limitada, os sistemas de combate, comando e controle, comunicações e sistemas de informação, sonares, radares etc. A Thales e a Cotecmar desejam investigar possíveis áreas de cooperação no escopo de um ou mais destes projetos.

Roberto Caiafa

COMPARTILHE