A Manobra Escolar é um exercício no terreno, organizado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), que conta com a participação e integração das diversas escolas militares do Sistema de Ensino do Exército Brasileiro, além de várias Organizações Militares Operacionais da Força Terrestre.
O objetivo maior desta operação é permitir que os discentes dos diversos estabelecimentos de Ensino da Força possam consolidar seus ensinamentos, praticando, no desempenho de suas funções, competências adquiridas no decorrer de seus cursos.
O exercício tem características de um ambiente operacional contemporâneo, com o emprego de tropas no amplo espectro dos conflitos armados em áreas humanizadas, com ameaças fluídas e difusas.
O general-de-divisão Marcos André da Silva Alvim, diretor de Educação Técnica Militar, e o general-de-brigada Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), prestigiaram o evento e destacaram a importância da Manobra Escolar para a consolidação dos ensinamentos construídos pelos participantes durante o ano de instrução.