Após a conclusão do período de testes do lote piloto (10 protótipos fabricados por R$ 3,2 milhões/US$ 1,3 milhões) no primeiro trimestre de 2018, o Exército Brasileiro (EB) deverá contratar a produção e entrega de 40 exemplares da Viatura Leve de Emprego Geral Aerotransportável (VLEGA) Chivunk .
A viatura Chivunk é um Produto de Defesa (PRODE) desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército Brasileiro (CTEx) com base nas necessidades doutrinárias e operacionais das Forças de Ação Rápida (leia-se Brigada de Infantaria Paraquedista e Brigada de Forças Especiais).
Projetado para oferecer alta mobilidade em qualquer terreno, pode ser transportado por helicópteros médios (carga externa enganchada), ou por aeronaves de transporte militar C-130 Hércules/KC-390 (até quatro viaturas empilhadas/encaixadas/prontas para lançamento por paraquedas, duas + duas).
Sua grande versatilidade em ações de reconhecimento/ataque, ressuprimento, transporte de material, evacuação de feridos e outras, tornam o Chivunk talhado para operar prioritariamente junto a tropas de operações especiais/para-quedistas.
A tração 4×4 e a robustez da suspensão independente nas quatro rodas conferem ao veículo excepcional mobilidade. O chassi tubular extra-reforçado é preparado para resistir ao stress dos lançamentos a baixa altitude (fardos com dois veículos podem ser preparados para lançamento/empilhados como forma de ocupar menos espaço).
Em avaliação
O protótipo da VLEGA Chivunk foi avaliado e homologado através do Relatório de Avaliação nº 019/11-CAEx, e o projeto encontra-se atualmente na fase final de avaliação do lote-piloto composto por 10 viaturas, fabricadas entre 2013 e 2017.
Os testes em andamento deverão ser concluídos até fevereiro de 2018 com o emprego dos veículos por frações de tropas paraquedistas e forças especiais, incluindo lançamentos pelo jato de transporte militar KC-390.
O veículo para três militares pode ser usado como plataforma para morteiro de 120 mm e está armado, na sua versão padrão, com duas armas anticarro de infantaria ALAC (rojões descartáveis de 81 mm) e uma metralhadora de apoio MAG em calibre 7,62 mm. Transporta até 500 kg de carga e tem autonomia de 590 km.
Os 10 exemplares contratados em 2013 foram manufaturados na cidade de Barueri, interior do Estado de São Paulo, pela empresa CEPPE Equipamentos Industriais e Comércio Ltda, especializada na fabricação, desenvolvimento, manutenção e revitalização de veículos militares (blindados e viaturas leves), fabricação de veículos especiais (ambulâncias, caminhão cozinha, carros forte) e projetos especiais em mecânica, tubulações, estruturas metálicas, etc.
Ficha Técnica
Comp./Larg./Alt.: | 4,68 m x 2,35 m x 2,00 m |
Vão livre: | 0,32 m |
Ângulo de entrada / saída: | 54,5° / 40,9° |
Velocidade máx. / mín.: | 120 km/h / 3,82 km/h |
Rampa longitudinal/Lateral: | 60% / 40% |
Transposição de vau: | 0,50 m |
Obstáculo vertical: | 0,36 m |
Autonomia: | 590 km |
Guarnição: | 3 homens |
Capacidade de carga: | 500 kg |
Armamento: | 1 Mtr 7,62 mm MAG 2 Arma Leve Anti-Carro (ALAC/AT-4) 2 Para-FAL 7,62 mm |