A Novaer estará presente no Dubai Air Show 2017, que acontece entre os dias 12 a 16 de novembro em Dubai.
A empresa Calidus, dos Emirados Árabes, desenvolveu em parceria com a Novaer a aeronave de ataque leve/treinamento biplace B-250, que será apresentada oficialmente no evento.
Maiores detalhes sobre o aparelho serão revelados somente na inauguração da feira, quando a Novaer fornecerá informações referentes ao B250.
A empresa brasileira confirmou a reportagem de T&D que o seu projeto T-Xc SOVI* também será apresentado no Dubai Air Show 2017.
*“T-Xc”, um projeto de engenharia voltado para o desenvolvimento de um mesmo avião tipo, atendendo simultaneamente a duas categorias:
- Versão Treinador: acrobática de 2 lugares. Esta versão visa atender às necessidades de forças aéreas para o treinamento elementar, primário ou básico de seus pilotos.
- Versão Utilitária: não acrobática de 4 lugares: Esta versão visa atender ao transporte de passageiros e pequenas cargas (também designada “U-Xc”).
Um portifólio abrangente
O T-Xc SOVI, apresentado ao mercado pela NOVAER em 2013, é uma aeronave totalmente fabricada em compósitos de fibra de carbono, assentos lado a lado, e voltada precipuamente para a instrução de voo/formação do pilotos militares.
Realizou seu voo inaugural em agosto de 2014 e desde então vem sendo submetido a uma extensiva campanha de ensaios e testes.
Seu mercado original é a substituição dos antiquados e longevos T-25 Universal, e dos recentes T-27 Tucano, ambos empregados na instrução básica/intermediária/avançada na Academia da Força Aérea Brasileira (um mercado de aproximadamente 80 unidades).