Marinhas regionais: cenário geopolítico e soluções possíveis

A Saab do Brasil promoveu na última segunda feira (16/10), no Rio de Janeiro, um Mídia Briefing para a imprensa especializada em Defesa sobre o tema “Marinhas regionais: cenário geopolítico e soluções possíveis”, dividido em duas palestras.

Mídia Briefing para a imprensa especializada em Defesa sobre o tema “Marinhas regionais: cenário geopolítico e soluções possíveis”. (Imagens: Roberto Caiafa)

O briefing foi aberto pela palestra proferida por Sabrina Evangelista Medeiros, professora associada da Escola de Guerra Naval (EGN), que contempla o Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM-EGN/MB).

A professora compartilhou com os presentes suas experiências em cooperação internacional, cooperação para segurança e defesa, mecanismos de internacionalização e reputação, economia de defesa, simulações, processo decisório e cenários (Brasil, América do Sul), todas vivenciadas durante passagem  como cátedra do Colégio Interamericano de Defesa (Inter-American Defense College – Faculty Member – IADC-FM), da Organização dos Estados Americanos (Organization of American States ou OEA na sigla em português).

Sabrina Evangelista Medeiros, professora associada da Escola de Guerra Naval (EGN), uma das palestrantes do Mídia Briefing Saab.

Na ocasião, Sabrina discorreu sobre a importância do estreitamento nas relações entre as Forças Armadas e a sociedade, esclarecendo que novos projetos de defesa poderão ser implementados com maior facilidade contando com o apoio de uma sociedade mais consciente da importância em se investir na Defesa Nacional.

Na segunda palestra, o executivo Alencar Leal, da Saab do Brasil, dissertou sobre os produtos da área naval da empresa, parcerias com outras Marinhas e demais situações onde os produtos Saab se fazem presentes.

A participação da Saab na concorrência para a construção da Corveta classe Tamandaré foi outro ponto abordado, com o executivo confirmando o interesse da Saab Kockums em se associar a um estaleiro brasileiro para atender o RFP que deverá ser emitido em breve.

o executivo Alencar Leal, da Saab do Brasil, dissertou sobre os produtos da área naval da empresa, parcerias com outras Marinhas e propostas para o Brasil.

Repetindo a mesma fórmula de parceria estratégica criada em torno do caça Gripen E/F, a Saab visa construir no Brasil tanto essa classe, como os futuros navios que a Marinha do Brasil venha a necessitar.

A proposta sueca engloba também a oferta de modernização do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, seja pela troca de maquinário obsoleto por outros atuais, seja pela capacitação e qualificação de mão de obra naval nos novos processos e tecnologias dominadas pelos suecos.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Em respostas às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, o Exército Brasileiro deu início à Operação Sempre...

O Dr. Felipe Medeiros, gerente de desenvolvimento de Negócios da BAE Systems Brasil, foi nomeado membro associado (“associate fellow”) do...

Com a aquisição, conglomerado dos Emirados Árabes vai se torna um líder global em tecnologias não letais e aumenta suas...

Assim como aconteceu no VBC Cav, o Exército terá a seu dispor um sistema de artilharia considerado o “estado da...

Comentários

DISPONÍVEL