O Ministério da Defesa, por meio da Marinha do Brasil, realizará o Seminário Internacional “13 ANOS DO BRASIL NA MINUSTAH: Lições aprendidas e novas perspectivas”, marcando o encerramento da Missão de Paz no Haiti.
O evento tem por propósito analisar a participação brasileira na MINUSTAH, identificar as principais lições aprendidas e apresentar as perspectivas futuras para as Operações de Paz do Brasil.
No Seminário, que será organizado pelo Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), serão apresentados, dentre outros, os seguintes painéis:
Os Primeiros Desafios – O Planejamento e o início da missão;
O Brasil e as Operações de Paz antes da MINUSTAH;
A MINUSTAH e a questão do uso da Força;
A MINUSTAH e os desafios humanitários;
A Logística do Brasil na MINUSTAH;
O preparo para as Operações de Paz Contemporâneas; e O Brasil e o futuro das operações de Paz após a MINUSTAH.
Haverá, ainda, demonstrações e exibições práticas de algumas das atividades realizadas nas missões de paz, tais como, uso gradual da força, abordagem em operações de interdição marítima, mostruários de armamento e equipamento, etc.
O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Escola de Operações de Paz de Caráter Naval), Ilha do Governador, Rio de Janeiro, RJ.
Maiores detalhes e informações estão disponíveis na página http://www.semhaiti13.defesa.
Serviço:
Evento: Seminário “13 Anos do Brasil na MINUSTAH: Lições aprendidas e novas perspectivas”
- Local: Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Escola de Operações de Paz de Caráter Naval). Bananal, Ilha do Governador – Rio De Janeiro – RJ. CEP: 21911-000
- Data: 28 e 29 de novembro de 2017
- Horário: 7:30 às 17:15
- Inscrições: Gratuitas
- Contato e informações:
- http://www.semhaiti13.defesa.
mil.br