Em 16 de fevereiro de 1967, o helicóptero BO105 realizou seu primeiro voo em Ottobrunn, cidade próxima a Munique. Concebido como um helicóptero polivalente leve de duas toneladas, as tecnologias e materiais de ponta empregados levaram o BO105 a ser o primeiro helicóptero a dispor de uma cabeça de rotor rígida e sem amortecedores, com pás de titânio e fibra de vidro.
“O BO105 fortaleceu sua marca pela versatilidade, robustez e confiabilidade. O fato de que ele ainda está sendo usado 50 anos após seu voo inaugural mostra a alta qualidade deste helicóptero. Como pioneiro de uma moderna tecnologia para asas rotativas, o BO105 continua a influenciar nossa linha de produtos até hoje”, disse Wolfgang Schoder, CEO da Airbus Helicopters na Alemanha.
O que depois ficou conhecido como rotor Bölkow reduziu significativamente os custos de manutenção quando comparado com as cabeças de rotor tradicionais, com amortecedores hidráulicos para batimento e avanço-recuo, uma vez que são necessárias menos peças móveis. Além disso, o sistema especial do rotor do BO105 proporcionou à aeronave um nível mais elevado de agilidade e manobrabilidade, qualidade ainda reconhecida nos dias de hoje.
Conforme a companhia, desde a primeira entrega do helicóptero em 1970, mais de 300 clientes em todo o mundo adquiriram cerca de 1.400 aeronaves que foram operadas em resgate aéreo, atividades de policia, segmentos militares, bem como para transporte VIP, de passageiros e de carga. As Forças Armadas Alemãs foram o maior cliente, com mais de 200 unidades e algumas dessas aeronaves permaneceram em serviço até dezembro de 2016.
Cerca de 400 aeronaves – um terço do número total de helicópteros desse modelo fabricados – ainda estão em serviço atualmente. O BO105 mais antigo realiza trabalhos aéreos nas Ilhas Falklands (ou Malvinas). No total, a frota BO105 registrou mais de oito milhões de horas de voo em todo o mundo.
A Airbus Helicopters continua oferecendo um serviço completo para o BO105 e garante a entrega de peças sobressalentes a longo prazo.
De acordo com a Airbus Helicopters, em relação às suas evoluções, os helicópteros H135 e H145 foram os beneficiados com os avanços tecnológicos do BO105. O atual modelo sucessor do BO105, o H135, possui cabeça de rotor sem rolamentos e um avançado sistema de rotor com alto teor de fibra de carbono para estender sua vida útil. Possui ainda outras características, como por exemplo o novo cockpit, sistema de piloto automático mais moderno e o sistema de rotor de cauda com Fenestron que diminui os níveis de ruído da aeronave.
O grupo Airbus está trabalhando também em programas voltados para o futuro, entre eles, o helicóptero de grande porte X6, que deverá entrar em serviço na próxima década, e o projeto de táxi aéreo “City Airbus” para grandes áreas urbanas.
Ivan Plavetz