Pilotos afegãos iniciam instrução de voo no Super Tucano

Foto 2 A-29-Afeganistão.
Pilotos de A-29 afegãos formados pela USAF darão instrução para equipagens no Afeganistão. (Imagem: USAF)

Pilotos da Força Aérea do Afeganistão começaram a receber instrução de voo nos A-29 Super Tucano recentemente introduzidos no serviço ativo na Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Esses aviões ficarão inicialmente em atividade na Base Aérea de Moody, no estado da Georgia (EUA) e posteriormente serão transferidos ao Afeganistão.

Os voos de instrução foram iniciados após um período de aulas teóricas e seções de simulador. Após a formação dos primeiros pilotos afegãos, que serão qualificados para manejar os A-29 em missões de combate, esses militares terão a missão de prover instrução para outros futuros tripulantes do modelo naquele país.

Foto 3 A-29-Afeganistão.
Instrutor da USAF e aluno afegão dirigem-se para a linha de voo na Base Aérea de Moody. (Imagem: USAF)

A USAF adquiriu vinte A-29 Super Tucano através da disputada competição Light Air Support (LAS). De acordo com o escopo do contrato, esse lote está sendo fabricado nos Estados Unidos pela joint venture formada pela EMBRAER Defesa e Segurança (EDS) e Sierra Nevada Corporation, cujas instalações encontram-se em Jacksonville, na Flórida. Segundo a EDS, até o final do ano passado três A-29 da encomenda da USAF já haviam sido entregues.

Ivan Plavetz

COMPARTILHE